Critical TechWorks debate condução autónoma
A INTEGRAÇÃO DA CONDUÇÃO AUTÓNOMA em contexto urbano e o estado de evolução desta tecnologia em veículos foram os principais temas em debate na primeira CTW Talk, organizada pela tecnológica Critical TechWorks, joint-venture entre a Critical Software e o BMW Group, fundada em setembro de 2018.
Trata-se de uma iniciativa, de várias previstas, que tem como objetivo discutir vários ângulos sobre o futuro da mobilidade, e que, nesta que foi a primeira sessão, contou com a participação da Câmara Municipal de Lisboa, da Bosch e da Intellias.
A João Esteves, Chief Technical Titan na Critical TechWorks, juntaram-se Fernando Rosa, Chefe da Divisão de Estudos e Planeamento da Direção Municipal da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Rui Cardoso, Diretor da área de Cross-Domain Computing Solutions and ADAS System na Bosch, e ainda Pedro Braga, C++ Architect na Intellias, para refletirem sobre evolução da condução autónoma nos últimos anos.
João Esteves frisou que “entrámos numa fase que se pode chamar de “pós-hype”. O entusiasmo inicial é agora visto com maior pragmatismo e realismo, em que a introdução de tecnologia nos veículos vai ao encontro dos desafios enfrentados no desenvolvimento do carro do futuro”. Por sua vez, Fernando Rosa, especialista de mobilidade urbana, abordou o tema do impacto da condução autónoma na mobilidade urbana e lembrou que “que a automação só estará concluída no fim do século, e que o processo de regulamentação será tão longo quanto o de inovação.”