MENU
dossiê promocional
mobilidade e frotas | Painel de Notícias

Pesquisa mostra que carros autónomos são seguros


UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE DA FLÓRIDA CENTRAL, nos EUA, revela que os veículos autónomos são, regra geral, mais seguros do que os que são conduzidos por humanos. Os responsáveis pela pesquisa analisaram dados de acidentes de 2.100 veículos autónomos e de 35.113 veículos conduzidos por humanos na Califórnia, de 2016 a 2022, região em que já é comum a circulação de carros autónomos. De acordo com a informação publicada no Euronews, os investigadores descobriram que os veículos autónomos ou autodirigidos tiveram taxas de acidentes mais baixas do que os conduzidos por humanos em zonas de trabalho, em eventos de trânsito e “movimentos pré-acidentes”, como diminuir a velocidade e seguir em frente.

 

Contudo, de acordo com o relatório, este tipo de veículos registou dificuldades quando circulava ao nascer ou ao pôr do sol em estradas com muitas curvas. As condições de pouca luz, que confundem os sensores dos carros, assim como as “condições complicadas” que ocorrem quando um carro faz uma curva, podem estar na origem destas dificuldades.

Os acidentes traseiros foram os mais comuns em ambos os veículos, mas os motoristas humanos fizeram-no com mais frequência do que os carros autónomos, que se mostraram melhores a evitar acidentes traseiros porque têm sensores avançados que podem analisar o ambiente ao seu redor. O relatório concluiu que os motoristas humanos podem não reagir tão rapidamente ou podem não notar o objeto a tempo de tomar as medidas adequadas.