MENU
dossiê promocional
mobilidade e frotas | Painel de Notícias

Stellantis une-se à francesa CEA para desenvolver baterias de última geração


A STELLANTIS, CONHECIDA FABRICANTE AUTOMÓVEL, e a CEA, prestigiada instituição francesa de investigação, anunciaram recentemente uma nova colaboração de cinco anos que tem como alvo o design interno de células de bateria de última geração para veículos elétricos. Em comunicado, a Stellantis divulgou que o programa de pesquisa conjunto inclui o design de células de tecnologia avançada com maior desempenho, maior vida útil e menor pegada de carbono a custos competitivos, o que pode levar a veículos elétricos a bateria mais acessíveis e sustentáveis no futuro.

“Sabemos que a tecnologia de baterias está pronta para a mudança. Embora não saibamos exatamente como ela mudará, estamos comprometidos em estar na vanguarda dessa transformação”, afirmou Ned Curic, diretor de engenharia e tecnologia da Stellantis.

Este responsável revelou ainda que, internamente, a empresa está a trabalhar 24 horas por dia, fazendo várias apostas e explorando várias tecnologias. Ao mesmo tempo, estamos a colaborar de perto com startups de tecnologia, laboratórios, universidades e as mais prestigiadas instituições de pesquisa do mundo, como a CEA. Acreditamos que essa colaboração acelerará a chegada da tecnologia disruptiva de células de bateria, apoiando a nossa missão de oferecer mobilidade limpa, segura e acessível aos nossos clientes”, concluiu.

Através da sua Divisão de Energia, a CEA fornece inovações avançadas para descarbonização. Como uma Organização de Pesquisa e Tecnologia (RTO), o seu primeiro objetivo é dar suporte à indústria através de inovação e avanço tecnológico, permitindo diferenciação de mercado e vantagem competitiva para os seus parceiros. O objetivo do programa é fornecer baterias EV de última geração mais acessíveis, com as melhores tecnologias da categoria, para a Stellantis e as suas joint-ventures, refere o comunicado da empresa.

Outras áreas de pesquisa conjunta incluem químicas disruptivas e CO2 pesquisa de pegada, modelagem de baterias, desenvolvimento de células de combustível, avaliação do ciclo de vida e conectividade.

Mangualde inicia produção de elétricos

Entretanto, a fábrica da Stellantis em Mangualde já está a produzir os primeiros veículos elétricos a bateria. Daquela unidade sairão oito modelos 100% elétricos nas versões de passageiros e comerciais ligeiros de vários modelos das diferentes marcas do grupo, entre as quais Citroën e Peugeot, para os mercados doméstico e de exportação. A saída da linha de montagem dos primeiros veículos justificou a visita à fábrica de Mangualde de Carlos Tavares, CEO da Stellantis, do presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, e Pedro Reis, ministro da Economia.