Projetos de inovação à medida
Integrada num consórcio, a Beeverycreative desenvolveu uma impressora 3D para a Agência Espacial Europeia (ESA)
A Beeverycreative produz e comercializa impressoras 3D e desenvolve projetos de inovação à medida das necessidades de cada cliente. “Apesar de sermos uma equipa relativamente pequena, possuímos nove anos de trabalho intenso, somos criativos e temos uma enorme capacidade de adaptação”, defende Paulo Casimiro, diretor de Marketing e Comercial da empresa.
A Beeverycreative foi pioneira no lançamento de uma impressora 3D portátil em 2013, com um design apelativo e de fácil utilização, dirigida aos segmentos semiprofissional e utilizadores domésticos. “O modelo foi distinguido com diversos prémios, que impulsionaram a internacionalização da marca e nos encorajaram a continuar a desenvolver soluções inovadoras”, salienta Paulo Casimiro, explicando que a empresa tem apostado no mercado da educação, fornecendo uma solução integrada onde, para além das impressoras 3D, cria um currículo e workshops para dotar professores e alunos de conhecimentos sobre modelação e impressão 3D.
Uma das principais áreas de negócio são projetos de inovação para a indústria, laboratórios de investigação e centros tecnológicos. De entre eles destaca-se a impressora 3D capaz de reproduzir peças com dimensão ilimitada, em ambiente de microgravidade, desenvolvido para a Agência Espacial Europeia. Para a 3B’s, da Universidade do Minho, foi criada uma bio printer dedicada à medicina regenerativa e engenharia de tecidos. “Estamos a patentear o processo que permite que as células sobrevivam à impressão”, revela o diretor. Destaca ainda a parceria com o CTCV, a Durit e a Universidade de Aveiro, onde a Beeverycreative está a desenvolver uma impressora que imprime carboneto de tungsténio em forma de filamento.