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especial transformação digital | casos de sucesso

A transformação digital aplicada aos cuidados de saúde

António Gouveia, administrador executivo da Residências Montepio

Líder de mercado, a Residências Montepio apostou no reforço da digitalização de processos para melhorar o Sistema de Gestão e Qualidade como forma de fazer face aos desafios da Covid-19





A ssegurar o conforto, a segurança e os melhores cuidados de saúde fazem parte dos objetivos essenciais da atividade da Residências Montepio. Para cumprir esta missão com sucesso, aposta na excelência das suas pessoas e dos seus sistemas, criando uma simbiose entre recursos humanos competentes e tecnologia capaz. António Gouveia conhece a importância de manter “indicadores de eficácia de atividade” que permitam identificar em cada procedimento “oportunidades de melhoria”. O passo seria, por isso, investir no reforço da digitalização de processos e melhorar o Sistema de Gestão e Qualidade (SGQ), objetivo entregue à Wakaru Consulting. A consultora, que integra o grupo Ideias Dinâmicas e tem presença nos principais mercados de língua portuguesa, é especializada em soluções de apoio à gestão e capacitação para a inovação. Para o administrador da Residências Montepio, a escolha, após cuidada consulta de mercado, foi facilitada pela proposta de valor acrescentado dos consultores com “experiência” e “competência técnica”, que asseguraram “uma visão fresca e estruturada” sobre as questões a abordar. O objetivo passava por dinamizar o SGQ, preparando-o para o alargamento do âmbito de aplicação dentro da organização, aprimorando a experiência de utilizador e integrando métricas de referencial de acreditação. António Gouveia sublinha ainda a necessidade de “estabelecer uma metodologia de gestão de risco capaz de suportar o sistema de controlo interno”.

Um processo de transformação eficaz começa, recorda o gestor, num diagnóstico claro e objetivo das métricas pretendidas. A revisão dos processos de gestão da qualidade e a criação de uma estrutura de controlo interna levada a cabo pelos consultores da Wakaru, em parceria com a equipa interna da organização, foram essenciais para chegar a uma “solução estruturada, clara e de implementação facilitada”, revela. O resultado assentou na redefinição de procedimentos rigorosos, que facilitam a prestação de apoio de saúde em domicílio aos clientes da Residências Montepio “numa perspetiva holística”.

Vítor Prisca acredita que “conhecer e compreender o sentido de emergência da mudança é a única forma de a promover” junto dos clientes da Wakaru. Para o CEO, “o projeto preparou a organização para uma nova fase de mudança, com o reforço da digitalização dos processos e o desafio da adaptação à Covid-19”. António Gouveia destaca a estreita colaboração com a consultora, que anteriormente tinha ajudado com a implementação bem-sucedida do RGPD, na criação de um mecanismo dinâmico “que irá evoluir não só quanto ao âmbito de aplicação, mas também no seu conteúdo e deliverables”. E aponta ainda a “identificação de soluções práticas e adequadas às nossas especificidades”, assim como a dedicação e envolvimento dos consultores, como fatores-chave para o reforço da missão da Residências Montepio: manter os elevados padrões de qualidade na prestação de cuidados de saúde aos seus residentes, com a tecnologia como facilitador deste propósito basilar.