MENU
dossiê promocional
especial transformação digital | casos de sucesso

Um desafio ambicioso

Grupo empresarial com mais de 20 anos, a Informantem inclui mais de 10 empresas em diferentes geografias

A Informantem criou um modelo de gestão multinacional que manteve a sua agilidade comercial e a competitividade em mercados tão diferentes como o europeu e o africano





T odos nós vivemos hoje uma situação muito diferente da que nos encontrávamos quando começámos o ano de 2020. Em janeiro agendávamos voos, hotéis e reuniões com os nossos clientes e possíveis clientes. A maioria das pessoas realizou as reuniões de início de vendas, as geografias e territórios comerciais foram realinhados, as equipas de marketing estavam ocupadas a executar as campanhas e a planificar eventos e conferências... Então veio a Covid-19. O coronavírus teve um impacto sísmico no nosso modo de vida e na forma como os negócios são realizados.

Na realidade, a Informantem já havia desenhado e iniciado o seu programa de transformação digital, tendo definido na sua estratégia empresarial 2020/2022 um crescimento suportado numa grande transformação orgânica e na aquisição de novas competências, que lhe permitissem aportar serviços e soluções de maior valor acrescentado. Esta transformação enquadra-se num grupo empresarial com mais de 20 anos, com mais de 10 empresas em diferentes geografias e com diferentes áreas de especialização dentro do mundo das tecnologias de informação (TI). Criar um verdadeiro modelo de gestão multinacional, suportado pela partilha de competências e recursos distribuída por várias geografias, mantendo a agilidade comercial e a competitividade em mercados tão diferentes como o europeu e o africano, é um desafio ambicioso, que exige grande determinação.

Esta pandemia obrigou-nos a acelerar a implementação desta estratégia, que assentava em processo e ferramenta de colaboração e trabalho remoto e em mobilidade, desmaterialização de processos, implementação de processos automatizados de CRM e marketing digital e, muito importante, mecanismos de reforço da gestão e comunicação com as nossas parcerias estratégicas. Nesta nova normalidade, os processos de trabalho evoluíram 10 anos, como afirma a consultora IDC. As empresas inteligentes estão a tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos seus funcionários e da comunidade. Mas o trabalho precisa ser feito, as vendas precisam acontecer, as oportunidades precisam ser procuradas, os problemas de serviço precisam ser resolvidos e os colaboradores, trabalhando em casa ou ainda no escritório, precisam de colaborar.

A nova normalidade relembrou-nos a importância das pessoas, que os recursos humanos (RH) são o nosso bem mais valioso. Por isso há que retê-los e protegê-los recorrendo ao que de melhor e mais adequado a tecnologia nos disponibiliza.

Investimento essencial

Um dos pilares da transformação digital e o primeiro dos investimentos feito pela Informantem foi realizado numa plataforma de CRM em tecnologia cloud e em modo SaaS, que permitisse cumprir com os seguintes objetivos:

– Automatizar a força de vendas, para maior eficácia na ação comercial
– Maior previsibilidade no planeamento de negócio
– Visão única da atividade comercial global do grupo
– Agilizar o modelo de relacionamento comercial entre empres as do grupo
– Omnicanalidade
– Colaboração e trabalho em equipa
– Mobilidade
– Sistema de analítica e notificações
– Ajuste para o marketing de relacionamento, com foco nas interações humanas
– Desmaterialização de processos