Inovar e otimizar
Luís Teodoro, administrador da SoftFinança
Estabelecida há cinco anos, a parceria entre a SoftFinança e a Sonae Financial Services para o Cartão Universo contribuiu para esta marca ser uma referência em termos de aplicações
A SoftFinança é uma empresa de software focada em soluções tecnológicas para o setor financeiro, principalmente no desenvolvimento de soluções de self-service, de relacionamento entre as instituições e os seus clientes.
Nasceu há 30 anos com o foco no desenvolvimento de software para os ATM, conta Luís Teodoro, administrador da SoftFinança. Explica que a transformação digital começou aí, quando as primeiras caixas automáticas, ATM (Automatic Teller Machine), ou de self-service foram introduzidas no mercado nacional, em 1985. Mais tarde foram implementadas as primeiras aplicações de banco online e depois de mobile banking e o mobile finance.
“A SoftFinança acompanhou sempre esta viagem, tendo sido um agente de introdução destes projetos na banca portuguesa”, conta Luís Teodoro, afirmando que a sua empresa trabalha quase em exclusivo com bancos e algumas seguradoras. “Recentemente diversificámos o nosso negócio para as áreas da saúde e do retalho”, acrescenta.
Funcionalidades invulgares
Nos últimos cinco anos, com a emergência das fintech, na sua maioria startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro, a SoftFinança passou a estabelecer parcerias com este tipo de empresas para o fornecimento de tecnologia.
No seguimento de uma parceria estabelecida com a Mastercard, que lhe permitiu dominar o conjunto de ferramentas desta empresa, desenvolveu, há cinco anos, a primeira wallet para a Unicre oferecer aos bancos. Trata-se de uma aplicação que permite guardar os cartões de débito, crédito, pré-pagos, de cliente, de embarque, bilhetes de cinema, cupões, vales-oferta, cartões de identificação de estudante e muito mais num único local.
“A Sonae, que estava, na altura, a lançar a Sonae Financial Services, interessou-se pelo projeto”, conta o administrador, acrescentando que foi assim que foram escolhidos como parceiros para desenvolverem toda a parte tecnológica da relação com o cliente do Cartão Universo. Está instanciado fora de Portugal, na Mastercard, algo que não é vulgar nas instituições financeiras portuguesas. É lá que o pin está residente.
“Nós desenvolvemos todas as aplicações, quer as de front office que o cliente vê, quer as mobile, que estão no telefone”, explica o gestor. Servem para os clientes gerirem os seus cartões e incluem, no caso da marca Universo, um conjunto de funcionalidades invulgares na banca portuguesa. Exemplo disso é a possibilidade de inibir ou desinibir o cartão para um determinado país. Por precaução, o seu utilizador pode colocar o cartão só a funcionar em Portugal, para prevenir, em caso da sua clonagem, haver transações inadvertidas fora do país. Mas qualquer outro pode ser habilitado no cartão mal se aterre no destino, desde que haja internet no telefone.
O Cartão Universo também permite a criação de alertas, através de SMS, quando há movimentos superiores a determinado montante, por exemplo 10 euros. Mas o valor pode ser alterado rapidamente em qualquer altura.
“Recentemente diversificámos o nosso negócio para as áreas da saúde e do retalho”
Simuladores de crédito
Para além das funcionalidades tradicionais de gestão do cartão, há ainda simuladores de crédito, seguros e marketplaces que permitem aos clientes fazer uma série de compras “de uma forma muito empírica e instantânea”, com a possibilidade de fazer a contratualização na aplicação, sem necessidade de assinar papéis. Com estes exemplos Luís Teodoro salienta todo o conjunto de funcionalidades de gestão neste cartão que foram valorizadas pela Sonae. “A empresa lançou-o também numa perspetiva de transformação digital do seu negócio, como complemento das suas linhas tradicionais na área da distribuição nas várias marcas que possui”, explica o gestor da SoftFinança, acrescentando que para alavancar este negócio precisava de melhorar a sua relação de crédito, para os seus clientes terem uma experiência de aquisição mais fácil, confortável e instantânea, menos complicada.
Trata-se de um projeto que se iniciou há cinco anos, que se encontra em progresso permanente, com equipas da Sonae e da SoftFinança a trabalhar em parceria no seu desenvolvimento, em programas anuais. Talvez por causa disso “o Cartão Universo, da Sonae, é dos que tem melhor nível de satisfação dos clientes através dos benchmarks feitos por entidades independentes”, diz Luís Teodoro, salientando que o Cartão Universo é hoje “uma referência em termos de funcionalidades, o que é claramente uma prova do seu sucesso”.
“O Cartão Universo é uma referência em termos de funcionalidades, o que é claramente uma prova do seu sucesso”
Fracionamento da compra
Pode ser usado em qualquer loja, restaurante ou outro estabelecimento, como o de todos os bancos, mas permite fazer o fracionamento da compra, ou não, no momento em que é colocado no terminal automático de pagamento (TPA) da loja. Aparece uma mensagem no terminal com essa opção e o cliente faz a escolha, sem qualquer intervenção do lojista ou do caixa, em qualquer lado do mundo. Isto significa que se pode estar a pagar um almoço num restaurante mais dispendioso em Nova Iorque ou a comprar uma televisão em Portugal e fracionar a importância em 12 vezes. Logo a seguir pode optar por pagar a compra por inteiro. “Na época em que o cartão foi implementado não havia muitas situações destas na Europa e em Portugal este é ainda o único cartão com esta opção”, conta o administrador da empresa, afirmando que foi “provavelmente uma das coisas que os clientes mais apreciaram, pois permite-lhes comprar o bem em função do seu valor”
Conhecimento e confiança
“Se pudéssemos resumir as vantagens que a Sonae Financial Services retira da parceria com a SoftFinança para o desenvolvimento do cartão Universo, diríamos, sem qualquer hesitação: Conhecimento e confiança. O Universo retira muito valor do conhecimento e da experiência que a SoftFinança tem acumulado ao longo de mais de 30 anos, no desenvolvimento de projetos tecnológicos e soluções de serviços de financeiros, digital e mobile banking, serviços de integração com os sistemas de pagamento, nacionais e internacionais como, por exemplo, o Multibanco, MasterCard ou SEPA, o que se reflete na agilidade e rapidez com que temos desenvolvido novos produtos e serviços para o cartão, na Aplicação Universo. Tudo isto com uma enorme confiança de que, quando precisamos de lançar um novo serviço ou funcionalidade para o mercado com rapidez, ou quando precisamos de apoio para resolução de imprevistos, podemos sempre contar com a elevada disponibilidade e compromisso da equipa da SoftFinança.” – Carlos Braziel David, diretor de Operações da Sonae Financial Services.