MENU
dossiê promocional
advogados | painel de notícias

FT Law Firm Index integra quatro escritórios portugueses


A EDIÇÃO DESTE ANO do ranking europeu de escritórios de advogados mais inovadores do Financial Times, o FT Innovative Lawyers Europe 2024, tem quatro presenças portuguesas no total dos 50 escritórios internacionais listados. São eles Vieira de Almeida (VdA), Abreu Advogados, PLMJ e Morais Leitão.

A sociedade de advogados nacional melhor classificada foi a VdA ao ficar no 14.º lugar, seguindo-se a Abreu Advogados, em 29.º lugar, a PLMJ em 31.º e Morais Leitão na 37.ª posição. O FT Law Firm Index, refira-se, fornece uma classificação e uma avaliação holística do sucesso dos escritórios de advocacia.

No plano global, este ano o ranking é liderado pelo escritório A&O Shearman, do Reino Unido/EUA, que se destacou pela sua abordagem às novas tecnologias, concretamente à IA Generativa. Aliás, o Reino Unido domina os cinco primeiros lugares do FT Innovative Lawyers Europe 2024.(https://www.ft.com/content/6cc103ec-b6ed-4145-84f9-cae0c9682098).

Os escritórios de advogados que constam neste top 50 foram avaliados com base numa multiplicidade de critérios entre os quais inovação, pessoas, digital e responsabilidade social.

O FT Innovative Lawyers Europe 2024 é um sistema de classificação, relatório e premiação para advogados da região, produzido pelo FT conjuntamente com o RSGI, com base numa metodologia exclusiva. Os escritórios de advocacia e equipas jurídicas internas são convidados a fazer submissões. Cada uma delas é pesquisada e pontuada em 10 para originalidade, liderança e impacto, dando uma pontuação máxima de 30 para cada entrada publicada.

Este ano foram recebidas cerca de 617 submissões e indicações de 128 escritórios de advocacia e 101 equipas jurídicas internas. Os pesquisadores da RSGI as verificaram e avaliaram por meio de entrevistas com clientes, advogados seniores, executivos e especialistas entre abril e agosto de 2024. As submissões apresentadas neste relatório são as que obtiveram a classificação mais alta em cada categoria.