MENU
dossiê promocional
ambiente | casos de sucesso

Super Bock Group investe no ambiente

Rui Lopes Ferreira, CEO do Super Bock Group

Grupo português junta-se à Greenvolt para instalar mais de 20 mil painéis solares em seis das suas instalações. Irão produzir energia para as suas unidades e comunidades envolventes





OSuper Bock Group juntou-se ao Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Comunidades, para criar seis comunidades de energia renovável no Norte e Centro do país. Em mais um passo na implementação do seu compromisso de descarbonização até 2030, a empresa vai instalar mais de 20 mil painéis solares em seis das suas unidades, o que permitirá reduzir as necessidades energéticas próprias e, ao mesmo tempo, partilhar o excedente com empresas e particulares das comunidades envolventes, num raio de quatro quilómetros.

Neste que é um dos maiores projetos de energia solar numa indústria cervejeira, os painéis solares fotovoltaicos ocuparão uma área de mais de 60.000 m2 e terão uma capacidade instalada global de cerca 11.000 kWp, permitindo a produção de mais de 16.000 MWh de energia limpa anualmente.

No projecto está previsto que até 5.900 empresas e famílias poderão beneficiar da energia produzida após a sua implementação, que irão, assim, usufruir de uma redução de até 33% do seu custo. A geração de energia elétrica a partir dos painéis fotovoltaicos permitirá, ao Super Bock Group, reduzir em cerca de 4.300 toneladas as emissões de CO2, anualmente.

A energia limpa será partilhada com cerca 5900 famílias num raio de quatro quilómetros das fábricas do grupo

As Unidades de Produção para Autoconsumo e as Comunidades de Energia a criar irão distribuir-se pelas várias unidades do Super Bock Group, a de Matosinhos, onde se situa a sua principal fábrica, os centros de produção de águas minerais naturais de Castelo de Vide, Ladeira de Envendos e Pedras Salgadas, a central de logística de Santarém e os hotéis Pedras Salgadas Spa & Nature Park e Vidago Palace Hotel.

Segundo Rui Lopes Ferreira, CEO do Super Bock Group, “este é um projeto sem paralelo no nosso setor, revelador do compromisso que o Super Bock Group assumiu com a sustentabilidade e, consequentemente, com a descarbonização da sua atividade”. Para este gestor, “trata-se de um investimento significativo no desenvolvimento sustentável do negócio, sem esquecer aqueles que são outros dos nossos focos mais relevantes: as pessoas e o contributo positivo para as comunidades locais”.

“Estamos a criar a nossa primeira comunidade de energia num setor com grande historial no nosso País, e logo com um líder como o Super Bock Group. É, para nós, o reconhecimento do trabalho de qualidade que fazemos no setor das energias renováveis, mas também do potencial que as comunidades de energia encerram”, disse, por seu turno, João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.

Este projeto integra o Roteiro para a Descarbonização do Super Bock Group, plano desenvolvido com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica nas várias unidades do grupo até 2030.