MENU
dossiê promocional
mba & pós-graduações | Painel de Notícias

Mulheres candidatam-se mais a programas de MBA


GLOBALMENTE, AS INSCRIÇÕES PARA PROGRAMAS DE MBA em escolas de negócios estão a aumentar e as matrículas permaneceram estáveis entre 2021 e 2022. A conclusão é do Relatório de Inscrições e Matrículas da AMBA 2023 (The AMBA Application and Enrolment Report 2023), realizado junto de escolas de negócios credenciadas pela Associação de MBA, que também revelou um aumento positivo no número de mulheres que se candidataram e matricularam em programas de MBA no mesmo período.

A pesquisa, que envolveu um total de 243 escolas, avaliou vários indicadores, entre os quais a forma como os cursos são ministrados, e concluiu que, globalmente, 61% dos programas de MBA foram ministrados em formato de meio período em 2022, 23% no formato de tempo integral e 16% num esquema modelar. Por outro lado, 58% foram lecionados em sala de aula, 29% em formato misto e 13% online.

No que concerne ao indicador de recrutamento de estudantes de MBA, o relatório indica que em 2022 a taxa de conversão global entre as escolas de negócios credenciadas pela AMBA foi de 28%. Na totalidade, a taxa de aceitação foi de 44% e o rendimento médio global (refere-se à percentagem de alunos que se matriculam em programas de escolas de negócios após terem recebido uma vaga nas escolas de negócios credenciadas pela AMBA) foi de 65%.

A proporção de mulheres que se candidatam a programas de MBA aumentou, para atingir 42% em 2022, em média, um aumento de dois pontos percentuais em relação ao valor equivalente de 2021.

36% dos que se inscrevem em escolas de negócios credenciadas pela AMBA são definidos como candidatos internacionais e 26% dos que se matriculam são classificados como estudantes internacionais. Refira-se ainda que em 2021 e 2022 o modo de ensino mais comummente pretendido era o ensino presencial em sala de aula, conforme relatado por 71% e 70% das escolas de negócios respondentes, respetivamente. Contudo, embora apenas 36% dos programas tenham sido ensinados dessa forma em 2021, esta modalidade foi possível para 57% dos programas em 2022.

O relatório da AMBA destaca ainda ter havido um aumento na ordem dos 6% no número médio de candidaturas recebidas por cada escola de negócios entre 2021 e 2022, bem como um aumento de 7% nas candidaturas a programas individuais. De registar ainda que a nível global, entre 2021 e 2022 houve, em média, um aumento de quatro pontos percentuais na proporção de estudantes internacionais inscritos em programas de MBA e uma diminuição de sete pontos percentuais na proporção de estudantes internacionais matriculados em programas em 2022.