A formação que abre caminho para o sucesso
Para acompanhar um mundo empresarial notoriamente diferente, a formação executiva é uma opção cada vez mais considerada pelos profissionais que querem melhorar competências, manter-se atualizados e levar as suas empresas ao sucesso. MBA e pós-graduações são dois formatos cada vez mais procurados.
Aeducação empresarial mudou significativamente ao longo dos últimos anos como forma de responder às necessidades dos empregadores e às exigências dos mercados, cada vez mais tecnológicos e competitivos. As empresas procuram cada vez mais especialistas em administração que possuam um equilíbrio entre skills básicas e sociais, capacidades inovadoras e uma mentalidade voltada para serem socialmente responsáveis. Por sua vez, o sector da educação empresarial, espelhado na atividade das business schools (ou escolas de negócios), tem procurado responder a esta evolução com ofertas formativas diversificadas, em vários formatos (part-time/full-time, presencial/híbrido) e em várias áreas de atividade, com foco na criação de uma nova geração de líderes mais capacitados e melhor formados.
E embora a oferta das business schools seja diversa, os MBA e as pós-graduações ainda assumem o papel principal na preferência dos profissionais que querem atualizar ou enriquecer os seus conhecimentos, sobretudo de gestão. São a formação mais reconhecida e valorizada nacional e internacionalmente, e, inclusive, uma mais-valia para quem planeia fazer uma carreira internacional. Os primeiros acabam por ter um foco mais orientado para a gestão e negócios, enquanto as segundas assumem uma vertente de especialização, ao aprofundar um determinado campo do conhecimento. No fundo, quer uma quer outra opção procuram preencher as necessidades de formação que os executivos procuram.
As escolas de negócios também têm mostrado capacidade de inovação ao procurarem adaptar os currículos àquilo que hoje o mercado de trabalho, em profunda transformação tecnológica, e não só, precisa. Veja-se o caso do IADE com a sua pós-graduação online em Social Media, este ano com a parceria do Rock in Rio, e no âmbito da qual, e de forma a usufruírem de uma experiência imersiva, os alunos têm a oportunidade de integrar a equipa de produção de conteúdos do Rock in Rio Lisboa.
Em suma, perante um mercado de trabalho em constante evolução, as escolas de negócios terão também de analisar as competências futuras necessárias à indústria e à sociedade em geral.
Rankings internacionais reconhecem formação lusa
Não é novidade que nos últimos anos tem sido crescente a presença das escolas de negócios portuguesas nos rankings internacionais, sinal da qualidade da formação em gestão feita em Portugal. Uma presença que voltou a fazer-se notar na última edição do European Business School Ranking 2023, do Financial Times, que todos os anos avalia as melhores business schools europeias com base na excelência dos seus programas de mestrado, formação executiva e MBA. Assim, e numa listagem global com 90 business schools, foram cinco as instituições portuguesas selecionadas: Nova SBE, CATÓLICA-LISBON, Iscte-Business School, FEP-PBS, da Universidade do Porto, e ISEG (ver quadro).
Qualidade e diversidade do corpo docente, excelência dos programas, confiança das empresas na qualidade da escola e níveis de empregabilidade, progressão salarial e de carreira dos alunos são alguns dos critérios considerados para que as escolas possam fazer parte deste ranking.
https://rankings.ft.com/rankings/2954/european-business-school-rankings-2023
A consistência da performance nacional na cena internacional tem sido notória, já que são várias as business schools nacionais que nos últimos anos têm sido presença regular nos rankings do Financial Times, consolidando, desta forma, a sua imagem de marca.
Revelado já em fevereiro deste ano, o ranking Global MBA também conta com a presença da The Lisbon MBA Catolica | Nova, que ocupa a 74.ª posição num total de 100 escolas, sendo a única participação portuguesa nesta lista.
Também a Eduniversal, que publica anualmente o ranking dos melhores mestrados e programas de MBA (com base em parâmetros como notoriedade dos programas, nível salarial do primeiro emprego após a conclusão do grau académico e satisfação dos alunos) selecionou a Nova SBE pelos seus mestrados de Economia e de Finanças e Gestão, que ocupam a 2.ª posição a nível europeu. O ranking Eduniversal analisa e classifica mais de 5800 mestrados e MBA em 56 áreas de estudo em nove geografias de todo o mundo, analisando os programas de mais de 1800 universidades em 153 países.
O mercado de trabalho
Mas quais são afinal as perspetivas dos empregadores que procuram profissionais que, além de uma licenciatura, tenham, por exemplo, este tipo de formações no currículo? O Employer Survey 2024 – Navigating the skills enigma: An Employer’s Appraisal of Business Graduates and the Evolution Employment Horizon, um estudo realizado pela AMBA & BGA entre abril e junho de 2023 – junto de 1120 estudantes e graduados afiliados de instituições AMBA e BGA em mais de 150 países –, explora a forma como as empresas avaliam os graduados que recrutam.
Os resultados destacam uma atitude positiva dos empregadores em relação aos licenciados em Gestão e ao seu leque de competências, mas também levantam preocupações relativamente a uma potencial lacuna futura de competências em áreas como a resiliência, a adaptabilidade e a inovação.
Este inquérito revela que 25% dos empregadores recrutam em consultoria, 23% em TI, 21% em serviços bancários/financeiros, 21% em tecnologia e 18% em engenharia. A perceção que estes têm dos profissionais formados em Administração é muito positiva. 81% acreditam que estes podem prosperar nas suas organizações e 83% afirmam o seu potencial para se tornarem líderes seniores.
E quais os fatores que mais influenciam o recrutamento? O Employer Survey 2024 esclarece que os empregadores dão prioridade ao tipo de programa concluído (63%), à acreditação do programa (62%) e à acreditação da escola de negócios (58%). A classificação universitária (37%) e o prestígio (37%) são fatores considerados menos importantes.
Ainda de acordo com esta pesquisa, na relação entre a educação empresarial e as necessidades da indústria as empresas manifestam uma visão positiva sobre as competências e as capacidades dos graduados em Administração.
A resolução de problemas, a gestão de tempo e as características de liderança são pontos fortes identificados pelo relatório, que também destacou a capacidade das escolas de negócios para incutirem estas caraterísticas nos seus formandos. Ainda assim, este survey da AMBA & BGA refere que atualmente o principal problema percebido no mercado de trabalho é a lacuna de competências prevista para a próxima década, centrada na adaptabilidade (44%), na resiliência (42%) e na inovação (41%). Estreitar o diálogo e o alinhar de estratégias entre as escolas de gestão e a indústria pode ser uma solução para colmatar estas e outras lacunas de competências, sugere o estudo.
MBA em Portugal
• AESE Business School
• Católica Lisbon School of Business & Economics (SBE)
• Católica Porto Business School
• ISAG – European Business School
• ISCTE Executive Education
• ISEG Lisbon School of Economics and Management
• Nova School of Business and Economics
• Porto Business School
• The Lisbon MBA Católica-Nova
• Universidade Europeia
• ISG – Business & Economics School
Nota: Referências meramente indicativas. No site AMBA encontra uma listagem de programas das escolas acreditadas pela associação.
https://www.associationofmbas.com/school-search/