Marcas japonesas unidas pelo hidrogénio
HONDA, YAMAHA, SUZUKI E KAWASAKI são os quatro construtores japoneses da indústria automóvel na origem de um acordo para desenvolver motores e soluções com recurso a hidrogénio, contribuindo desta forma para uma mobilidade urbana sustentável.
Criaram o HySE (Hydrogen Small Mobility and Engine Technology), um organismo de investigação e desenvolvimento dedicado a produtos e soluções no âmbito da mobilidade e da micromobilidade no sector dos transportes, com foco na energia limpa, concretamente no hidrogénio.
Desenvolver produtos – entre os quais motos e outras formas de mobilidade urbana – que permitam fazer a transição dos motores de combustão para o hidrogénio, ou, por outro lado, viabilizar uma solução de utilização de hidrogénio como extensão aos atuais processos de geração de energia para transportes, é o objetivo dos quatro fabricantes japoneses.
Na sequência desta associação Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki, poderão surgir no mercado, no futuro, motociclos, miniveículos urbanos ou de trabalho, pequenas embarcações marítimas, drones ou veículos similares.
O projeto, em que cada fabricante assume um papel distinto dentro do grupo, teve a aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. O HySE conta ainda com o suporte da Toyota Motor Corporation e da Kawasaki Heavy Industries, que disponibilizarão o seu know-how no domínio do hidrogénio e industrialização.