Startup the Future procura inovação
STARTUP THE FUTURE É UMA INICIATIVA DA GALP que desafia as start-ups que trabalham no sector da energia a apresentarem os seus projetos e soluções para acelerar a transição energética. Estão em causa cinco temáticas: Managing Data, Scaling Energy Storage & Environmental Processes, Decarbonizing & Optimizing Industry, Bringing Energy to Everyone e Harnessing Electric Mobility.
As inscrições neste programa global de inovação podem ser efetuadas até dia 10 de setembro, e podem participar start-ups e scale-ups de todas as geografias. As vencedoras poderão vir a desenvolver pilotos das suas soluções e trabalhar na aceleração do seu projeto com o apoio das unidades de negócio e equipas de inovação da Galp. Além disso, podem apresentar-se na Web Summit do próximo ano. Refira-se que Startup the Future é uma iniciativa da Upcoming Energies, uma plataforma de inovação aberta onde se reúnem os agentes de transformação com os quais a Galp pretende cocriar o futuro net zero.
Em 2022, na sua primeira edição, o Startup the Future (https://startupthefuture.galp.com/) registou cerca de 200 candidaturas, de 54 países. A Koolboks e a Mobilize são dois projetos finalistas que já têm pilotos em desenvolvimento. A primeira é uma start-up nigeriana que está a testar em Moçambique uma solução de refrigeração com base em energia solar e baterias de lítio. A segunda é eslovaca e vai iniciar testes na Península Ibérica de um novo mercado para a sua plataforma de pontos de carregamento de veículos elétricos.