Allianz Partners, assistência 24 horas para B2B e B2C
Marco Ventura, sales director da Allianz Partners
Especializada nas áreas de mobilidade pessoal, casa, bem-estar e viagens, a Allianz Partners é uma empresa de seguros de assistência e viagens. As suas soluções combinam tecnologia com excelência no serviço ao cliente e estão disponíveis tanto para B2B, como para B2C, através dos seus canais diretos e digitais, sob a marca Allianz Assistance. Marco Ventura, sales director, fala dos projetos em curso.
Que tipo de soluções e produtos é que a Allianz Partners disponibiliza atualmente para o sector da mobilidade, e das frotas em particular?
Em primeiro lugar, sendo a Allianz Partners uma companhia de assistência, preocupamo-nos com as novas formas de mobilidade e como as pessoas, sejam elas novas gerações ou não, se adaptam aos novos estilos de vida e às novas formas de mobilidade que as cidades vão acolhendo e adaptando. Temos soluções para bicicletas, trotinetes, utilização de vouchers TVDE, que nas frotas é uma forma rápida, fácil e cómoda em alternativa ao aluguer de uma viatura de substituição. Estas soluções, aliadas a serviços de atendimento técnico especializado 24 horas, permitem-nos atender em nome dos clientes institucionais e incorporar os serviços necessários à utilização de uma linha de apoio ao condutor. Adicionalmente, gerimos contratos de garantias, manutenção e pneus, entre outros, como complemento aos produtos tradicionais de assistência.
“É necessário estarmos presentes e perto dos atuais e futuros clientes”
De que forma a transformação do próprio sector, com o aumento de veículos elétricos, levou a Allianz Partners a adaptar-se à nova realidade?
Para nós, a assistência não se foca apenas na viatura, mas principalmente nas pessoas, sejam condutores ou ocupantes, pelo que a introdução das viaturas elétricas é um bom exemplo, onde a gestão da carga e autonomia das viaturas é um fator importante de ansiedade.
O que fazemos é tentar que a pessoa tenha a segurança de que, se ficar sem bateria, podemos rapidamente arranjar uma solução de mobilidade através de carregamento rápido, do transporte da viatura para um ponto de carregamento mais cómodo ou para a sua residência, bem como ainda em situações de urgência ou emergência, disponibilizando meios de mobilidade alternativos, de forma que chegue sem constrangimentos ao destino.
A mobilidade elétrica fez-nos olhar para todo o ecossistema e temos soluções que vão desde a procura pelo carregador elétrico mais adequado à sua instalação, passando pela sua manutenção e garantia, incluindo soluções de mobilidade, extensão de garantia do seu equipamento. Desta forma, e tendo acesso a uma linha telefónica acessível 24 horas, podemos igualmente dar o apoio necessário durante a “jornada elétrica” do cliente.
Globalmente, de que forma se distingue a vossa oferta no mercado? Qual a vossa proposta de valor?
A Allianz Partners tem como princípio estar junto dos seus clientes para o que acontecer e em todas as suas necessidades. Somos uma companhia de assistência, atendemos os clientes em situações muitas vezes limite, pelo que uma boa escuta das suas necessidades permite-nos a possibilidade de adaptar processos e soluções existentes noutros países e, assim, responder claramente às necessidades de uma forma mais ajustada. A nossa proposta de valor passa por fornecer produtos e soluções, incluindo tecnologia e contacto próximo. Estamos preparados para o futuro nas suas diversas dimensões, seja em casa, no dia a dia, nas viagens, na mobilidade, na saúde e bem-estar.
"A utilização da tecnologia é de facto a maior transformação que temos de pôr em prática"
Dentro da diversidade do ecossistema de mobilidade, qual a vossa principal aposta?
Neste momento, a nossa aposta passa pela apresentação ao mercado das melhores práticas que o grupo vai obtendo em diversas geografias. Queremos apresentar produtos simples, que vão ao encontro das necessidades dos clientes, identificando pontos problemáticos do cliente e demonstrando como o nosso produto ou serviço irá resolvê-los. Adicionalmente, e como fator de melhoria contínua, queremos monitorar a voz do nosso cliente para entender a sua experiência e satisfação. Desta forma, com certeza estaremos mais bem preparados para lhes oferecer o produto ou o serviço adequado.
Quais os valores inerentes à vossa forma de atuação e de relação com o cliente: sustentabilidade, responsabilidade social...?
O grupo Allianz Partners está empenhado em encontrar soluções para um futuro sustentável. Os nossos princípios ambientais, sociais e de governance estão conectados ao nosso propósito, “We secure your future”, o qual visa promover iniciativas com um impacto social positivo.
A nível mundial, promovemos ações de responsabilidade social que têm como principal objetivo ajudar e fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Por outro lado, promovemos internamente a redução da nossa pegada de carbono, tendo como objetivo até 2025 a redução de 17% por colaborador. Regemo-nos sempre pelos princípios da integridade e total transparência em todo o nosso core business. Em Portugal estamos ainda a transitar para uma frota eco-friendly e a apostar forte na eliminação de papel.
Como é que o sector empresarial nacional olha para o papel de uma seguradora como a Allianz Partners no sucesso dos seus negócios?
Orgulhamo-nos de ser um parceiro de excelência e os business partners que nos têm escolhido a nível nacional e internacional comprovam isso mesmo. No mercado nacional prestamos assistência e serviços de mobilidade a seguradoras, sociedades financeiras, gestoras de frotas, marcas e retalho automóvel. Alguns destes clientes são internacionais e outros locais, e nos últimos dois anos termos vindo a crescer gradualmente. Claro que temos desafios a superar, como a globalização e a estandardização de produtos de seguros e a sua adaptabilidade à nossa realidade. Com o aumento dos custos derivados de uma inflação que ainda não está estabilizada, mas com transparência e boa comunicação, conseguimos explicar necessidades eventuais de aumento de tarifas. É necessário estarmos presentes e perto dos atuais e futuros clientes, aumentando a confiança e, de alguma forma, contribuir também para o seu sucesso.
Considerando a rápida transformação do ecossistema de mobilidade, quais os projetos de inovação da Allianz Partners para esta área de negócio?
O mundo estar em constante mudança, mais do que um chavão, é uma realidade. Estamos comprometidos em contribuir para essa mudança contínua e acelerada e, claramente, estamos mais bem preparados pertencendo ao grupo Allianz. A utilização da tecnologia é de facto a maior transformação que temos de pôr em prática, sendo que atualmente atendemos os clientes em multicanal. Por exemplo, ativamos serviços sem falar com os nossos prestadores, garantindo que o cliente vai ser assistido no menor espaço de tempo. A também utilização frequente de ferramentas quer de inteligência artificial, robótica e telemática vai ser uma realidade com a qual vamos conviver muito em breve, e é nesse sentido que nos estamos a preparar.
Claro está, mesmo com esta tecnologia, não deixamos de acreditar nas pessoas que nos ajudam a ter sucesso, como as equipas de operações, que atendem diariamente os clientes, e todas as áreas de suporte, que permitem que os clientes tenham paz de espírito, tranquilidade e segurança e se foquem no que realmente é importante, viver o dia a dia contando com a Allianz Partners para gerir os imprevistos com total dedicação.