Empresas europeias com problemas de recrutamento
O ESTUDO DIGITAL SKILLS RESEARCH, uma pesquisa conduzida pela Salesforce em conjunto com a RAND Europe, mostra que 87% dos gestores sofrem as consequências da falta de competências digitais nas suas equipas de trabalho, uma realidade que pode levar a perdas significativas para as empresas. Por outro lado, 64% das grandes empresas e 56% das PME europeias têm dificuldade em recrutar para vagas de emprego em tecnologia.
Estas lacunas estão relacionadas com fatores que podem ir desde as novas tecnologias emergentes às desigualdades sociais e económicas sistémicas, aponta o estudo. Além disso, adverte que as decisões que as empresas tomam hoje para resolverem a falta de competências digitais terão impacto em todas as gerações futuras.
Segundo a Salesforce, a lacuna de competências continuará a crescer até que os cidadãos de origens minoritárias e subrepresentadas tenham igual acesso à tecnologia e educação para a reaprendizagem. Por outro lado, o sucesso, a prosperidade e a igualdade no novo mundo digital dependerão da possibilidade de todos terem capacidades para poderem fazer parte desta nova realidade. O estudo sugere, por isso, que as empresas devem promover as carreiras em tecnologia e que devem implementar programas que acabem com as barreiras institucionais, como o acesso precário a formação, assim como a desigualdade racial e de género. A par disso, devem reajustar as contratações, focando-se menos na educação tradicional e mais nas competências, e criar rotas de acesso não-tradicionais para a indústria de tecnologia.