AutoMecânica da Confraria cresce 25%
A AutoMecânica da Confraria é uma empresa de prestação de serviços e comercialização de viaturas a nível nacional. Apesar da parceria privilegiada com as marcas Renault e Dacia, aposta no serviço multimarca
O ano de 2021 tem sido um ano desafiador, no entanto prevemos um crescimento de 25% de volume de vendas em viaturas e serviços. O mesmo não prevemos para 2022, reflexo da falta de produto que se começa a sentir neste momento”, afirmou Alexandra Santos, administradora e responsável de Marketing da AutoMecânica da Confraria, uma empresa com mais de 30 anos de atividade dedicados ao comércio e reparação de viaturas multimarca, instalada na região de Leiria, mas com projeção nacional. “Apesar de nos concentrarmos na região Centro, vendemos para todo o país, inclusive temos vários clientes que se deslocam para usufruir do nosso serviço de após-venda na AutoMecânica da Confraria”, explicou a responsável de Marketing da empresa. Em 2020, e apesar da pandemia, o crescimento do Grupo AMConfraria foi uma realidade, através da expansão da Leiribéria (a concessão SEAT e Cupra em Leiria), com a abertura de um espaço nas Caldas da Rainha e outro em Coimbra. Com este crescimento, o grupo também quer reforçar a sua presença no mercado dos seminovos e usados. Para o próximo ano, as preocupações da administração centram-se na eventual falta de produto. Havendo falta ou atraso de produção automóvel, por consequência não existe uma renovação das frotas, como seria expectável, estando já a afetar o mercado dos seminovos e usados, aumentando o preço dos mesmos. Esta situação não se prevê normalizar antes do 2.º semestre de 2022, analisou Alexandra Santos.
Parcerias de longa data
Desde 1992 que a AutoMecânica da Confraria tem uma parceria com a marca Renault, passando de agente Renault para reparador autorizado Renault em 2008 e Dacia um ano mais tarde. Foi também nesse ano que se tornou PME Líder e que obteve certificação pelo Centro Zaragoça, na especialidade de chapa e pintura, e pela SGS – Normas ISO 9001 – em 2015, nas atividades de reparação e manutenção de viaturas e comercialização de peças e acessórios auto. Além do serviço após-venda, a Automecânica da Confraria é conhecida pela forte presença no mercado dos seminovos e usados Renault e multimarca desde 1993, quando criou o primeiro stand multimarca. Agora conta com vários stands na região Centro, nos quais dispõe de uma média mensal de entre 300 e 400 viaturas disponíveis.
Alexandra Santos, administradora e responsável de Marketing do Grupo AMConfraria
Os desafios da digitalização
Para a responsável de marketing da empresa, os principais desafios, tanto ao nível da venda como no após-venda, são principalmente a digitalização do negócio e o impacto da eletrificação no sector automóvel. A pensar nisto, a AutoMecânica da Confraria já dispõe de uma zona específica para serviço em viaturas elétricas e híbridas, com colaboradores formados para intervir neste tipo de viaturas. Durante o auge da pandemia, a digitalização foi crucial para compensar o fecho dos stands de automóveis. A empresa reforçou a presença online, reinventado o negócio, ao criar feiras e eventos totalmente digitais.
“Quando se fala em digitalização do negócio, não é só uma questão de a empresa investir e criar ferramentas para tal, existe ainda um desafio maior – a resistência à mudança. É um processo lento, mas que a pandemia veio acelerar, e as equipas necessitam de estar preparadas e receber muita formação para acompanhar este caminho da digitalização”, afirma Alexandra Santos. “Inclusive ao nível após-venda, queremos elevar a digitalização a outro nível, para além de proporcionar uma melhor experiência para o cliente, a digitalização permite-nos antecipar trabalhos de reparação necessários e ajudar o cliente na validação das necessidades de intervenção do seu veículo, aumentando assim a transparência, a confiança e a fidelização do cliente.”
Atualmente com uma equipa de 65 colaboradores, a Auto- Mecânica da Confraria está a apostar na remodelação dos espaços e na aquisição de novos equipamentos para as oficinas porque “ é essencial, com a evolução tecnológica do mercado automóvel, que as ferramentas e os equipamentos estejam sempre atualizados”.