MENU
dossiê promocional
especial alentejo | casos de sucesso

Câmara de Odemira premeia jovens empreendedores

José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira

Iniciativa está englobada no Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego, que dinamiza e impulsiona as empresas da região



A té ao final do próximo mês abril está a decorrer a fase de candidaturas para a 6.ª edição do Prémio Espírito Empreendedor, promovido pelo município de Odemira. Englobado no âmbito do Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego, o evento visa estimular e reconhecer iniciativas empreendedoras e criativas.

Podem participar todos os jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, com propostas de ideias empreendedoras e as novas iniciativas empresariais com sede no concelho, constituídas há menos de três anos.

Serão atribuídos prémios à melhor ideia empreendedora e criativa no valor de dois mil euros, que terá a possibilidade de acesso direto ao Ninho de Empresas de Odemira, e aos três melhores classificados entre as candidaturas das novas iniciativas empresariais.

1 milhão de euros em apoios

O Odemira Empreende, dinamizado pelo município de Odemira, promove o desenvolvimento económico e a coesão territorial através de várias medidas e ações implementadas para dinamizar e impulsionar as empresas. O seu objetivo é captar novos investimentos, criar emprego e qualificar o tecido empresarial.

Com este projeto, o município pretende apoiar, de forma objetiva, os investimentos relevantes para o desenvolvimento sustentado, que contribuam para a criação de novos postos de trabalho e apostem na qualificação profissional, inovação e novas tecnologias.

Para além dos apoios financeiros, o programa inclui a redução de taxas municipais e outros incentivos fiscais, apoios à fixação de empresas e o Prémio Espírito Empreendedor. Também integra a Oficina do Empreendedor, equipamento dedicado a esta iniciativa.

Desde o ano de lançamento, em 2015, e até ao final de 2020 o valor total em apoios financeiros do município, no âmbito desta iniciativa, foi de 1.044.264,35 euros. Destinaram-se a financiar 132 projetos de negócios, que vão desde a produção de medronho e mel à animação turística, e que deram origem à criação de 170 postos de trabalho. Num território de baixa densidade populacional como é o concelho de Odemira, o maior em área do país, estes investimentos são fundamentais para o desenvolvimento económico-social regional.

Programa premiado na europa

“O Odemira Empreende veio colmatar a lacuna existente noutros programas de apoio nacionais ou comunitários, afirmando-se, ano após ano, como uma resposta eficaz a numerosos projetos que necessitam de pequenos valores de investimento”, explica José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, acrescentando que existem no seu concelho sobretudo micro, pequenas e médias empresas com poucos recursos humanos.

Os resultados alcançados até agora pela iniciativa levaram à sua consolidação como programa inovador em Portugal. “É, hoje, uma ferramenta capaz de fazer a diferença”, defende o autarca. Por isso mesmo foi o 1.º classificado na categoria Desenvolvimento do Ambiente Empresarial na edição de 2017 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, promovidos pelo IAPMEI em associação à iniciativa da Comissão Europeia que visa distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa.

Um Alentejo singular

A palavra que melhor define Odemira é diversidade. Ao longo dos seus 55 km de costa, situados em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ficam algumas das mais belas praias de Portugal, que vale mesmo a pena visitar. Malhão, Vila Nova de Milfontes, Almograve, Zambujeira do Mar e Carvalhal são os nomes das mais afamadas de uma linha de costa onde se podem encontrar também alguns portinhos de pesca artesanal, que vale a pena descobrir, e o imponente cabo Sardão, o ponto mais ocidental desta costa atlântica. São praias para usufruir com calma, a dois, com os amigos ou a família, ou para praticar desportos como o surf, bodyboard, mergulho ou pesca, e depois partir para repastos de peixes e mariscos nos restaurantes da região, quando tudo voltar a abrir. Dizem que os sabores do seu polvo são únicos, tal como os do seu pão, queijos, enchidos e mel e da sua aguardente de medronho.

Mas há muito mais para fazer do que apenas ir à praia num concelho que reúne condições privilegiadas para o turismo ativo e de Natureza, em especial para os praticantes de BTT ou canoagem, assim como para a observação de aves, passeios a cavalo e desportos de mar. Há trilhos para percorrer, como o Caminho Histórico e o Trilho dos Pescadores, e muitas povoações para visitar, para ver as suas bonitas igrejas e os típicos traços arquitetónicos dos seus edifícios tradicionais. Tudo para apreciar devagar, tal como deve ser sempre feito com as coisas boas da vida, especialmente as únicas.


A vila de Odemira



Um recanto para dois na Praia de Almograve



A albufeira da Barragem de Santa Clara