MENU
dossiê promocional
logística e transportes | entrevista

Os impactos da parceria entre a CHEP e a Bel na sustentabilidade e crescimento de negócio

Ana Paula Sardinha, country general manager da CHEP

A CHEP, empresa especializada em soluções para a cadeia de abastecimento, estabeleceu uma parceria com a Bel Portugal. As duas organizações partilham uma visão comum sobre a responsabilidade ambiental e vão desenvolver ações conjuntas neste domínio.





No cenário global, a busca por práticas empresariais sustentáveis está a tornar-se cada vez mais crucial. Neste sentido, a CHEP, empresa especializada em soluções para a cadeia de abastecimento, estabeleceu uma parceria inovadora com a Bel Portugal, reconhecida pelas suas marcas líderes no mercado de queijo: Limiano, Terra Nostra, A vaca que ri e Babybel. As duas organizações partilham não só uma visão comum sobre a responsabilidade ambiental, mas implementam também práticas sustentáveis de forma proativa, demonstrando o modo como a colaboração estratégica pode ser um catalisador para transformações positivas nos negócios e na sociedade. A CHEP apresenta um modelo de negócio intrinsecamente sustentável, fundamentado na partilha e reutilização de paletes em múltiplas cadeias de abastecimento e em vários países. A abordagem da CHEP, centrada no pooling de paletes, não só fortalece a eficiência operacional mas também desempenha um papel fundamental no auxílio às empresas na conquista dos seus objetivos de sustentabilidade e na redução do impacto ambiental associado às suas operações logísticas.

Nesta lógica, a parceria foi formalizada com a integração da Bel Portugal no programa Carbon Neutral, uma iniciativa ambiciosa da CHEP que visa reduzir significativamente as emissões de carbono associadas à logística de transporte e armazenamento.

A CHEP, em parceria com a Climate Impact Partners, uma líder mundial em soluções de compensação de carbono, ofereceu à Bel Portugal a oportunidade de transformar a sua cadeia de abastecimento, tornando-a mais ecológica. Sob esta colaboração, 100% das paletes enviadas pela CHEP para a Bel Portugal são desde 2020 zero emissões, contribuindo para que se tornasse no primeiro fabricante do país a receber paletes com impacto ambiental neutro. A implementação do programa Carbon Neutral está a permitir à Bel Portugal compensar a sua pegada de carbono associada ao uso das paletes, um passo significativo em direção à neutralização das emissões de CO2.

Para Ana Paula Sardinha, country general manager da CHEP Portugal, esta parceria representa “a missão da CHEP, a qual passa por encontrar novas formas de partilha e colaboração, eliminar resíduos e quilómetros vazios, reduzir os custos e a complexidade e acelerar cada parte da componente logística”. A executiva mostra-se satisfeita por poder providenciar estes serviços a “uma empresa conceituada, com provas dadas na área da sustentabilidade e preocupada com o futuro das próximas gerações. Esta é, mais do que uma parceria comercial, uma união feliz, assente em valores e estratégias sustentáveis.”

Já Ricardo Marques, diretor de Supply Chain da Bel Portugal e Espanha, afirma que “esta parceria com a CHEP representa mais um passo na concretização da estratégia de sustentabilidade que o Grupo Bel e a Bel Portugal estão a seguir, nomeadamente no que diz respeito à redução da pegada carbónica das nossas operações, totalmente alinhada com a missão do Grupo For All, For Good (Para Todos, pelo Bem).”

Esta abordagem proativa envolve ainda a participação em projetos ambientais e sociais que visam mitigar os impactos negativos, como o apoio a iniciativas de reflorestamento e melhorias nas condições sociais nas comunidades afetadas.

Assim, o acordo estabelecido entre a CHEP Portugal e a Bel Portugal exemplifica o modo como uma parceria pode ir além das fronteiras comerciais tradicionais, impulsionando mudanças positivas tanto nas práticas operacionais quanto no impacto social e ambiental. A Bel Portugal, ao receber paletes zero emissões, não se destaca apenas no cenário empresarial português, mas também inspira outras empresas a abraçarem práticas sustentáveis e a contribuírem para um futuro mais verde e equitativo.

No que respeita a resultados, ao longo dos últimos três anos a integração da Bel Portugal no programa Carbon Neutral da CHEP possibilitou uma poupança de mais de 334 m3 de madeira, a emissão de menos 393 toneladas de CO2 e evitou 32 mil quilos de desperdício.

Estes dados são parte integrante do modelo de negócio da Bel, que incorpora iniciativas de melhoria contínua para preservar os recursos naturais, otimizar o valor nutricional dos seus produtos e aumentar a sua acessibilidade e incentivar o desenvolvimento sustentável no sector dos laticínios – algo que é totalmente alinhado com a premissa da CHEP. Ambas as empresas acreditam que apenas podem prosperar a longo prazo com um modelo de negócio sustentável que garanta a disponibilidade dos recursos, a contínua preferência dos consumidores e a melhoria da produtividade e eficiência do negócio.

Karim Rahimo, customer relationship manager da Bel Portugal, Gabriela Jardim, senior purchasing manager da Bel Portugal, Inês Costa, account executive da CHEP, Ricardo Marques, diretor de Supply Chain da Bel Portugal e Espanha, Marco Moritsch, senior vice-president Southern Europe da CHEP, Alejandro Tostado, senior director EU Sustainability and Government Affairs Lead da CHEP, Paula Amaral, head of sustainability, innovation & strategy da BEL, e Ana Patrícia Fernandes, business development manager da CHEP

Além de espelhar os benefícios tangíveis da colaboração, a parceria estabelecida oferece insights sobre os desafios enfrentados e as estratégias implementadas, destacando-se os seguintes:

Partilha de valores: A primeira lição extraída é a importância de partilhar valores sólidos em relação à sustentabilidade. O compromisso manifestado pela CHEP Portugal revela que a escolha como parceira logística foi motivada pela visão comum de ambas as empresas para alcançar a descarbonização e eficiências na cadeia de abastecimento. Essa harmonia de valores forneceu a base sólida para uma parceria bem-sucedida.

Soluções customizadas para desafios específicos: A CHEP tornou-se a escolha da Bel Portugal para operacionalizar a sua estratégia de descarbonização e eficiência na cadeia de abastecimento. Ressalta-se deste modo a importância de as empresas procurarem parceiros que possam oferecer soluções customizadas para os desafios específicos que enfrentam.

Colaboração como motor de inovação: A parceria CHEP-Bel Portugal também demonstra o modo como a colaboração pode impulsionar a inovação. A decisão da Bel Portugal de adotar paletes zero emissões da CHEP como parte da sua estratégia de descarbonização transforma não só a sua própria cadeia de abastecimento, mas também estimula a adoção de práticas mais sustentáveis em toda a indústria.

Compromisso com a transparência: A CHEP, ao fornecer certificados anuais de sustentabilidade, demonstra um compromisso transparente em mostrar os benefícios tangíveis alcançados pela Bel Portugal ao adotar paletes azuis. Essa transparência valida a eficácia das práticas sustentáveis implementadas, construindo, simultaneamente, a confiança e credibilidade.

Compensação e responsabilidade: Ao abordar a pegada de carbono remanescente através da associação com a Climate Impact Partners, a CHEP demonstra que o compromisso com a sustentabilidade vai além das práticas internas. Este ponto destaca a responsabilidade de as empresas não apenas mitigarem os seus próprios impactos ambientais, mas também contribuírem para projetos que promovam mudanças positivas mais amplas.

A par da transformação nas cadeias de abastecimento da Bel Portugal, é uma aliança robusta e inovadora que transcende o comércio. Ambas as empresas enfrentam os desafios ambientais atuais, definindo novos padrões de sustentabilidade nos seus sectores. Esta aliança serve de exemplo a outras empresas que procurem equilibrar o sucesso económico e responsabilidade ambiental, guiando-as em direção a um caminho mais sustentável e regenerativo.