MENU
dossiê promocional
logística e transportes | opinião

Galp, o parceiro que ajuda a ultrapassar desafios

Vera Vicente, head of enterprise da Galp





São muitos os desafios para o sector dos transportes e logística, mesmo num contexto de continuidade de recuperação económica do país, como se tem vindo a verificar em 2023. Estes desafios estão presentes em áreas tão distintas como a regulação (a nível nacional e a nível internacional), a escassez de uma nova geração de motoristas qualificados e a crescente necessidade de digitalização ao nível de gestão de frotas e do rastreamento de cargas. As empresas de transporte e logística terão de continuar a ser resilientes, a garantir capacidade de investimento e a manter uma abordagem construtiva e positiva para enfrentar os desafios do dia a dia.

Na Galp temos esta consciência e pretendemos continuar a ser um parceiro de negócios privilegiado nesse caminho. E por isso procuramos estar próximos dos nossos clientes no sentido de lhes dar as melhores soluções e ferramentas para enfrentarem uma conjuntura de forte concorrência, de alteração permanente das necessidades e hábitos do mercado, assim como de crescentes custos operacionais, que colocam enorme pressão em toda a cadeia de valor.

Por outro lado, além dos desafios decorrentes da conjuntura externa, existem outros fatores que têm estado permanentemente presentes nas empresas do sector. Desde logo a crescente preocupação para tornar o transporte mais sustentável e eficiente, assente numa redução das emissões de carbono.

Nada que não estejamos capacitados para dar resposta. Temos um enorme legado na mobilidade em Portugal, contamos com a maior rede de postos de abastecimento de combustíveis, incluindo postos de gás natural (GNC e GNL), e mais de 1200 postos na Península Ibérica.

No âmbito da jornada de transição energética que estamos a desenvolver, disponibilizamos igualmente uma extensa rede de carregamento elétrico em Portugal, nos nossos postos de abastecimento, na via pública, em parques de estacionamento, centros comerciais ou cadeias de retalho. O Galp Frota Corporate garante o acesso a estes pontos de carregamento, mas também aos restantes pontos de carregamento integrados na rede Mobi.e, que já totaliza cerca de 7.000 pontos. Dispomos ainda de uma oferta diversificada de produtos para este sector, como são os casos do combustível aditivado Evologic 2.0 e o novo gasóleo renovável 100%.

Em suma, todas as soluções Galp são desenvolvidas à medida das necessidades dos clientes. Soluções que permitem realizar com um único cartão, o Galp Frota Corporate, as operações de carregamento elétrico e os abastecimentos de combustíveis, bem como pagamentos digitais.

Ainda a pensar na gestão das frotas dos nossos clientes, o portal Frotas Galp facilita e apoia o controlo de todas as operações numa única plataforma (consulta de mapas e postos, o plano de rotas com base nos preços e descontos, o download de faturas ou a gestão autónoma/digital da frota).

Sempre em parceria com cada cliente, disponibilizamos ainda soluções de carregamento à medida, tendo em conta as características dos veículos da frota, as necessidades de carregamento e as condições técnicas da instalação.

Sejam quais forem as necessidades das empresas no domínio da gestão de frotas, o objetivo prioritário da Galp é continuar a garantir soluções certas e competitivas para que os seus clientes consigam operar de forma segura e eficiente, com robustez e qualidade, sendo também um motor de transformação no caminho da descarbonização em curso.

Nos últimos anos temos assistido a um novo normal, associado a flutuações económicas, fruto de eventos internacionais de larga escala. É algo que continuará a afetar a economia e os perfis dos consumidores, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de apoio aos clientes num sector como este, essencial para a nossa sociedade. A nossa expectativa é de que este continue a beneficiar dos incentivos necessários para que se mantenha sustentável, estável e com capacidade de continuar o processo de transformação.