MENU
dossiê promocional
logística e transportes | casos de sucesso

Logicor quer estar em localizações nacionais estratégicas

A Logicor é um dos maiores proprietários e operadores de propriedades modernas de logística e distribuição na Europa. Fundada em 2012, está presente em 19 países.





Aempresa tem sede em Londres e no Luxemburgo e possui uma carteira de 591 propriedades de alta qualidade, com uma área bruta locável de 20 milhões de metros quadrados, localizadas nos principais mercados logísticos europeus.

Em Portugal, onde opera desde 2014, com uma equipa baseada em Lisboa, o seu portefólio integra imóveis próprios e geridos para terceiros (possui e gere diretamente uma carteira de cerca de 900 mil metros quadrados em 40 ativos), realizando investimentos contínuos em novos empreendimentos e terrenos logísticos.

A Logicor tem uma oferta alargada de imóveis localizada na zona da Grande Lisboa: no Prime Logistics Hub (Azambuja), a qual se encontra em fase de ampliação (10.000 m2), e também ao longo do corredor A1, em submercados específicos da área da Grande Lisboa, na qual a plataforma de Alverca está em fase de requalificação (10.000 m2). Já no Norte do país, a Logicor, para além da plataforma logística no Centro Logístico de Canelas, em Vila Nova de Gaia (18.000 m2), prepara-se para expandir a sua oferta com a construção de uma nova plataforma logística, o Ermida Park, na zona industrial da Ermida, em Santo Tirso. Este novo ativo integra quatro frações independentes e está em fase final de construção, estando prevista a sua conclusão no início do próximo ano. Todos os seus ativos estão próximos dos principais centros urbanos e têm acesso fácil às principais vias de transporte nacionais. A expertise da Logicor permite-lhe oferecer aos clientes uma gama alargada de soluções imobiliárias inovadoras, conhecimentos especializados e uma relação a longo prazo.

Além de adquirir e desenvolver terrenos nas localizações mais estratégicas em Portugal, o foco passa também por modernizar o portefólio existente, fornecendo armazéns logísticos modernos aos seus clientes, que pertencem a vários sectores, como o retalho, 3PL e comércio eletrónico.

André Machado, director of asset management da Logicor Portugal, salienta o grande crescimento do sector da logística em toda a Europa e especialmente em Portugal nos últimos três anos, afirmando que “há dois grandes desafios que o mercado enfrenta: a disponibilidade limitada de novos espaços e a procura de ativos sustentáveis”.

Neste contexto, André Machado revela que “a Logicor está a expandir a sua presença em localizações estratégicas em todo o país, desenvolvendo novos espaços logísticos, adquirindo e renovando ativos existentes, por forma a oferecer aos clientes os imóveis que lhes permitam assegurar os fluxos de operação necessários ao seu negócio”.

Tal como em muitos outros sectores de atividade, a empresa também integra nas suas operações os princípios de sustentabilidade ambiental. Reconhecendo que o sector imobiliário contribui significativamente para as emissões globais de carbono, está empenhada em agir de forma responsável para um futuro sustentável e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de Âmbito 1, Âmbito 2 e Âmbito 3 em 36% até 2030, uma das suas metas. Em 2020, a Logicor definiu um roteiro ESG a cinco anos para mudanças positivas, que tem vindo a ser aplicado progressivamente. Por exemplo, no primeiro semestre do exercício financeiro de 2023 entregou 91 projetos de eficiência orientados à sustentabilidade, incluindo mais de 0,3 milhões de metros quadrados de atualizações de iluminação LED, 34 atualizações de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC). Também foram incorporadas cláusulas verdes em 97% dos contratos de arrendamento assinados.