MENU
dossiê promocional
logística e transportes | entrevista

“Os avanços da tecnologia e da IA são um claro desafio para a logística”

Jorge Emanuel Ramalho, CEO da Mind4Logistics

“As pessoas são o principal fator de sucesso dos nossos projetos empresariais”, não hesita em afirmar Jorge Emanuel Ramalho, CEO da Mind4Logistics, empresa do Grupo Mind4m fundada em 2020, que atua no sector dos transportes aéreo e marítimo e de armazenagem e logística contratual.





Quais as áreas de atuação da Mind4Logistics?

A Mind4Logistics centra as suas atividades nos serviços de transporte aéreo e marítimo, armazenagem, logística contratual e serviços aduaneiros integralmente prestados pela Mind4Customs, uma empresa do grupo.

Inserida nos serviços de transporte marítimo, a representação em Portugal da NVO Consolidation permite-nos também apresentar ao mercado soluções de transporte marítimo em regime de grupagem, com um enfoque nos serviços diretos da Ásia para Portugal, mercado de referência das importações nacionais.

Para que sectores vão os vossos principais investimentos?

Desde a génese do Grupo Mind4, onde a Mind4Logistics está integrada, foi efetuado um forte investimento no desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, visto que assumimos que as pessoas são o principal fator de sucesso dos nossos projetos empresariais.

O investimento inicial nas instalações em Perafita permite-nos oferecer às nossas equipas um espaço de trabalho moderno, acolhedor e dotado de um parque tecnológico avançado, que nos ajuda a estar mais perto dos nossos atuais e potenciais clientes. No primeiro trimestre de 2024 estão previstos investimentos para o reforço da nossa equipa de trabalho e para a ampliação dos atuais escritórios, que se tornaram escassos para o crescimento verificado.

“A falta de mão de obra especializada e qualificada é um segundo desafio que o sector enfrenta”

Quais aos desafios que o vosso sector de atividade enfrenta atualmente?

Destaco, em primeiro lugar, a tentativa de verticalização das companhias de navegação, sustentadas pelos elevados resultados durante o período pandémico e pós-pandémico, e que foram alicerçados no crescimento desmesurado dos fretes marítimos que apresentaram elevados resultados.

A falta de mão de obra especializada e qualificada é um segundo desafio que o sector logístico nacional e internacional enfrenta, o que desde logo exige aos empresários um forte investimento na formação, no desenvolvimento das competências essenciais e na retenção do talento dos seus recursos humanos.

A redução dos fretes marítimos para valores pré-pandemia revela a escassez de carga existente nos principais mercados tradicionais portugueses, o que por si obriga a estratégias de sustentabilidade bem claras e definidas.

Os avanços da tecnologia e da IA são um claro desafio para a logística. Exigem mudanças contínuas e exigentes, transversais a todas as empresas, com claro enfoque na responsabilidade das lideranças como drives de implementação das necessárias mudanças e de promover a adaptação das suas pessoas a essas mudanças. O crescimento económico do país, ou a ausência dele, é um desafio constante. Estratégias inexistentes, não consolidadas ou simplesmente alteradas/atrasadas a cada mudança de gabinete ministerial retiram confiança a qualquer potencial investimento nacional ou internacional.

São claras e evidentes as situações dos terminais de carga dos aeroportos, do atraso no investimento na ferrovia para o transporte de mercadorias ou no último caso, e mais gritante, do encerramento do terminal multimodal na Bobadela, sem solução à vista, para suprir a oferta até então existente.

Como é que a Mind4Logistics se tem adaptado à transformação digital?

Apostamos no desenvolvimento dos sistemas, tendo previstos em 2024 fortes investimentos no desenvolvimento dos sistemas internos e na interligação com sistemas externos que permitam a rastreabilidade direta dos embarques. A implementação de CRM intuitivo diretamente ligado ao ERP existente permitirá eficiências complementares nas atividades operacionais e comerciais das empresas.

“Estabilidade governativa e visão de futuro de empresários e governantes são essenciais”

Qual a base da vossa estratégia empresarial?

Não temos dúvidas de que a base do nosso sucesso empresarial são as pessoas. As “nossas” pessoas, como carinhosamente gostamos de lhes chamar, e as “pessoas” dos nossos clientes, atuais ou potenciais, que confiam ou confiarão nas capacidades das equipas da Mind4Logistics para suprir as suas necessidades logísticas.

A logística, por si, não pode existir sem clientes, e por esse motivo eles são o centro das nossas atenções e atividades diárias, ocupando um lugar de destaque nos organigramas funcionais das empresas do Grupo Mind4. Com eles estabelecemos parcerias que nos permitem a cada momento encontrar as soluções necessárias para os desafios logísticos que nos colocam, com a merecida qualidade dos serviços que prestamos. A relação humana, a proximidade, a confiança, a experiência e o profissionalismo são componentes essenciais na nossa atividade e caminham em paralelo com a evolução tecnológica que vamos introduzindo nos serviços.

A evolução tecnológica é fulcral para aumentarmos eficiências e rentabilidades, no entanto as pessoas são essenciais para a utilização e evolução da tecnologia. Precisamos sempre de ter em conta esta importante reciprocidade.

Com capital 100% nacional e uma equipa com elevada experiência nos mercados em que as empresas estão inseridas, fomentamos a proximidade e queremos ser reconhecidos pela diferença que fazemos num mercado maduro mas em constante evolução.

Equipas Mind4Logistics e Mind4Customs

Para onde caminha o sector da logística nesta era de cada vez maior robotização? Que tendências se adivinham?

Observamos que a evolução da tecnologia é vertiginosamente exponencial e que as ondas da mudança rapidamente chegam ao nosso país, que, embora distante, tem, no entanto, uma frente atlântica de excelência para um eficaz desempenho nas cadeias logísticas internacionais.

Investimentos em novas tecnologias, recursos humanos dotados de essenciais powerskills e softskills para o exercício da atividade e lideranças preparadas para todas estas mudanças são os primeiros desafios. Estabilidade governativa e visão de futuro de empresários e governantes são essenciais para não perdermos os desafios logísticos para mercados próximos, como o espanhol, ou emergentes, como Marrocos, entre outros que poderia elencar.


Quais os objetivos da empresa para 2024? Algumas novidades em perspetiva?

Terminamos o ano com uma arrojada mudança na imagem do nosso grupo empresarial, pelo que o principal objetivo para 2024 é a consolidação da posição da Mind4Logistics e da Mind4Customs nos mercados nacional e internacional. O segundo grande objetivo é continuar com o plano estratégico de desenvolvimento e reforço dos recursos humanos, o que nos permite sonhar com voos ainda mais altos.

Atingimos no terceiro ano de atividade todos os obrigatórios rácios para obtermos o estatuto de PME Líder no ano de 2023. Não está confirmado se o iremos obter ou não, pois, contrariando todas as entidades bancárias que nos contactaram para promover este estatuto, parece que todos esbarramos numa burocrática e porque não injusta nota explicativa do IAPMEI pouco condizente com a promoção do sucesso empresarial de empresas nacionais subjacentes a este reconhecimento. Será claramente um objetivo em 2024!

Investindo em tempos de crise, pretendemos reforçar as nossas equipas comerciais e operacionais.

Não pretendemos que o Grupo Mind4 fique por aqui. Não levantando ainda o véu, mas seguros de que já chegámos muito além da logística e da atividade aduaneira, queremos chegar mais além noutras atividades complementares aos serviços que atualmente apresentamos ao mercado.