MENU
dossiê promocional
transformação digital | entrevista

Um mundo em transformação

Ivon Ramalho, CEO da Izertis Portugal

A digitalização está a mudar não apenas o modo como são desenvolvidos e operacionalizados os negócios, mas também a forma como se vive e trabalha





A transformação digital a decorrer atualmente não é passível de ser separada ou encapsulada em determinados processos ou áreas específicas das organizações. Ivon Ramalho, CEO da Izertis Portugal, defende que “as mudanças que implica são transversais a todos os domínios das operações” e que, por isso, o trabalho da equipa da sua empresa implica estar sempre na fronteira da evolução tecnológica, no limiar do conhecimento, “nos limites das possibilidades”.

Como é que a transição digital está a mudar a forma como os negócios são feitos?

Estamos em plena transformação da nossa existência. Não apenas na forma como operacionalizamos negócios e os desenvolvemos, mas também, e sobretudo, no modo como vivemos e trabalhamos. É essa transformação que se reflete nas múltiplas necessidades que sentimos, desde as empresas, nos mais diversos sectores de atividade, aos profissionais das mais diversas indústrias e com as mais diversificadas competências.

É esse novo modo de vida que tem exigido aos negócios uma profunda reflexão sobre os seus processos e sistemas, a forma como produzem, chegam aos seus clientes e os servem, e acerca dos instrumentos que utilizam para motivar, comprometer e envolver as suas pessoas.

É um mundo novo. Mesmo que possamos acreditar e assumir que esteve sempre em mudança e que as mudanças e transformações técnicas/tecnológicas fazem parte da nossa história.

Já hoje, e ainda mais no futuro, teremos telemedicina, com intervenções cirúrgicas feitas à distância, teremos produtos a serem entregues através de drones, teremos monitorização em tempo real de todos os ativos de uma fábrica, com correções imediatas das suas limitações de produção, teremos sistemas distributivos automáticos, sem intervenção humana. É esse futuro, já hoje, que estamos a vivenciar a cada dia.

Enquanto consultores, compete-nos estar no limiar do conhecimento, na fronteira da evolução tecnológica, nos limites das possibilidades. E, com os nossos clientes, caminhar, percorrer e desenvolver esse caminho juntos. Muitas vezes até inventando, inovando, construindo o futuro que ambicionam.

A transição digital implica a mudança cultural, organizacional e operacional das empresas através da integração inteligente de processos, competências e tecnologias digitais. Como é que isso se devia processar para tudo decorrer o mais rápido, simples e suave possível para as empresas e os seus colaboradores?

Com plena integração no seu ADN de negócio e de operação. A transformação que vivemos atualmente não é passível de ser separada ou encapsulada em determinados processos ou áreas específicas das organizações. As mudanças que implica são transversais a todos os domínios das operações. Na revisitação da maior ou menor eficiência das suas práticas, no modo como operam o seu ciclo de fornecimento, na experiência que desenham e aplicam aos seus clientes e parceiros e na integração técnica e social das suas pessoas com as novas realidades digitais. Implica, por isso, uma consciencialização global e integradora do trinómio tecnologia, pessoas e produto/serviço. E um pensamento estratégico vertido em operacionalidade efetiva que faça a diferença.

Para se prestar um bom serviço é necessário conhecer os gostos e necessidades de cada um dos clientes e estar preparado para antecipar ou responder rapidamente às suas solicitações e anseios, proporcionando-lhe a melhor experiência possível no seu relacionamento com a empresa fornecedora. Como é que procuram fazer isso?

Num mercado altamente competitivo como aquele em que operamos, contar com alguns dos melhores profissionais nas suas áreas de atuação é um fator crítico e indissociável de uma excelente experiência de cliente.

Em consultoria, e em particular na transformação digital, as empresas procuram dispor de parceiros de referência que as apoiem e ajudem a desenhar, construir e implementar não apenas as melhores práticas já conhecidas ou desenvolvidas, mas também a inovar, transcender e a criar algo de novo, com o expertise conjunto, o conhecimento aplicado de que se dispõe.

Ao longo dos anos temos construído relações duradouras com muitas das principais marcas nacionais e internacionais de referência, sinal inequívoco da qualidade técnica e humana dos nossos consultores.

Ao longo dos anos temos construído relações duradouras com muitas das principais marcas nacionais e internacionais de referência

Quais são os principais sectores de atividade onde a Izertis atua em Portugal?

Com uma presença internacional reforçada, a Izertis tem conseguido assegurar projetos e serviços nas mais diversas áreas de intervenção, para suprir das mais simples necessidades dos nossos clientes às mais exigentes e complexas, que possam exigir alto investimento em investigação e desenvolvimento.

Em Portugal, em particular, a nossa intervenção reflete-se em infraestruturas, soluções de software e business analytics & intelligence. Num portefólio especializado de soluções de software/ERP, atuamos com líderes tecnológicos nos seus sectores de atividade, como a INFOR, a SAP e a HEXAGON. No âmbito de infraestruturas, mobilizamos competências nas mais diversas áreas, com serviços de suporte incluídos. Nas vertentes de business analytics & intelligence, somos parceiros de referência da SAP e Microsoft, desenvolvendo resultados muito significativos com algumas das principais empresas nacionais nas mais diversas áreas de atividade, da indústria à banca e seguros, dos serviços à Administração Pública, da energia às telecomunicações.

A Izertis investiu recentemente em novas instalações em Portugal, país que é, atualmente, o seu principal mercado externo. Quais são as principais razões do investimento? Quais são as perspetivas para o futuro do vosso negócio em Portugal?

Portugal tem-se revelado uma excelente aposta da companhia, pela qualidade e elevado nível de serviço que presta. Isso acontece devido ao trabalho da sua talentosa equipa, constituída por profissionais altamente credenciados, experientes e tecnicamente certificados.

Atuando como um hub de expertise em áreas como analytics & intelligence ou ERP, com especial incidência em parceiros estratégicos como a SAP, INFOR e Microsoft, a empresa tem conseguido assegurar, a partir do nosso país, a prestação de serviços nacionais e internacionais a grandes companhias e grupos económicos.

A robustez das nossas equipas tem-se destacado, dada a sua capacidade de trabalho e de entrega, que sobressai sobre a marca, valorizando significativamente a Izertis no mercado e posicionando-a como um dos principais players na consultoria de transformação digital. Acresce que temos conseguido criar e desenvolver um fantástico ambiente de trabalho, como revelou recentemente o estudo Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal promovido pela revista EXAME, que nos posicionou em quinto lugar do ranking, fruto de uma forte cultura corporativa orientada para o desenvolvimento profissional.

Perspetivamos continuar a crescer em termos de negócio, operações e talento em Portugal, reforçando continuamente a nossa presença e tornando a Izertis um dos principais líderes no mercado de consultoria tecnológica no nosso país.