CE recomenda aprendizagem para a sustentabilidade ambiental
A COMISSÃO EUROPEIA (CE) PUBLICOU UMA PROPOSTA de recomendação sobre a aprendizagem para a sustentabilidade ambiental para apoiar os Estados-membros, escolas, instituições de ensino superior, organizações não governamentais e todos os prestadores de ensino a dotar os alunos de conhecimentos e competências sobre sustentabilidade, alterações climáticas e ambiente. Um novo quadro europeu de competências em sustentabilidade, publicado pelo Centro Comum de Investigação da CE, mostra quais são as competências necessárias para a transição verde, incluindo o pensamento crítico, a tomada de iniciativas, o respeito pela natureza e a compreensão do impacto que as ações e decisões quotidianas têm no ambiente e no clima global. Segundo a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, “há um trabalho tremendo a ser feito em toda a Europa para ajudar crianças, jovens e adultos a aprender e a envolver-se com as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e a sustentabilidade”. Já Margaritis Schinas, vice-presidente para a Promoção do Estilo de Vida Europeu, defende que “a participação dos jovens tem revolucionado a forma como encaramos o clima e o ambiente, e este é um passo adiante no trabalho para uma melhor integração da sustentabilidade na educação”.