A sustentabilidade é decisiva para o crescimento das empresas
Armando Levi, CEO da RODI
Segundo Armando Levi, CEO da RODI, é essencial o bom relacionamento com os parceiros e a comunidade onde a sua empresa está inserida, que pode ditar o sucesso dos seus negócios ou contribuir para fortalecer parcerias
Para Armando Levi, a característica que melhor define a sua empresa e equipa é a resiliência. É isso que lhe tem permitido ultrapassar os desafios que surgiram ao longo dos anos, mantendo a posição de referência no mercado e uma estrutura financeira saudável.
O que é que poderá representar, para o negócio das empresas, uma gestão responsável que tenha em conta, além da sua sustentabilidade económica, a sustentabilidade ambiental e social da sua atividade?
Na RODI colocamos a relevância da sustentabilidade social e económica no mesmo patamar da nossa robustez financeira. Sentimos uma grande responsabilidade com a comunidade em que estamos inseridos, pois, tal como nós tentamos contribuir para o seu desenvolvimento e crescimento sustentável, é essa mesma comunidade que nos permite continuar a trabalhar e a evoluir.
Por outro lado, também reconhecemos a importância de atender às exigências dos nossos restantes stakeholders – clientes, fornecedores e parceiros – para estabelecer relações duradouras e com valor acrescentado. Hoje em dia, a sustentabilidade é um critério decisivo para o crescimento de uma empresa, que pode ditar o sucesso de um negócio ou fortalecer uma parceria.
Como é que se garante uma cadeia de valor sustentável que seja simultaneamente competitiva na vossa área de negócio?
No cenário atual das nossas unidades de negócio, é difícil encontrar o equilíbrio perfeito entre ser um player competitivo e garantir uma cadeia de valor sustentável. A concorrência é cada vez mais feroz, tanto nas suas práticas de produção como de preços. É crucial definir qual o posicionamento que queremos ter e com quem podemos e devemos competir.
Apesar desta pressão, não abandonamos os nossos padrões de ética, sustentabilidade e qualidade e queremos construir uma rede de relacionamentos próximos e de confiança. Neste sentido, estamos focados em aproximar a nossa rede de fornecimento e internalizar alguns processos e serviços. Atualmente, cerca de 97% dos nossos fornecedores são europeus, dos quais 79% são portugueses. Estamos também a trabalhar no sentido de iniciar a produção de novos componentes, anteriormente adquiridos em mercados externos, e na integração de novos processos de produção, de forma a garantir a nossa participação em mais fases do ciclo de vida dos produtos.
79%
Dos fornecedores são portugueses
Num mundo em constante alteração, em que o expectável pode não acontecer e o inesperado é uma realidade, as empresas precisam de estar cada vez mais preparadas para a mudança e de apostar ainda mais na inovação. Quais têm sido as inovações diferenciadoras da RODI? Qual o seu contributo para o negócio da empresa?
Sem dúvida que a RODI não estaria na sua posição atual de referência sem uma aposta contínua em inovação e tecnologia. Esse compromisso não passa apenas pelos artigos que produzimos, mas também pela modernização de todos os nossos equipamentos, processos, infraestruturas, serviços e equipas.
Desde 2022 temos implementado um plano estratégico de investimento no valor de 20 milhões de euros, que visa o crescimento da empresa e o fortalecimento do posicionamento das nossas marcas e produtos.
Acreditamos que uma empresa que investe em processos e equipamentos eficientes e no desenvolvimento de produtos diferenciados e competitivos ganhará certamente destaque nos seus mercados. Quem investe em práticas sustentáveis e responsáveis, tanto a nível ambiental como para a sua comunidade, irá promover a colaboração e respeito entre as partes envolvidas. Quem permite o desenvolvimento das suas equipas e das suas condições de trabalho forma colaboradores preparados e motivados.
Ainda temos um longo caminho pela frente, mas sabemos que estamos no caminho certo.
A RODI está a implementar um plano de investimento de 20 milhões de euros desde 2022
Quais são os outros fatores que garantiram o sucesso do negócio desde que a empresa foi fundada até hoje, mesmo depois da travessia de crises como a resultante da pandemia de covid-19 ou dos conflitos mais recentes?
Acredito que a característica que melhor define a nossa empresa e equipa é a resiliência, pois só assim conseguimos ultrapassar os inúmeros desafios apresentados ao longo dos anos, mantendo a posição de referência no mercado e uma estrutura financeira saudável.
Quando iniciámos a nossa atividade, em 1976, produzíamos artigos para motociclos. Logo no início da década de 80, com a chegada da Scooter a Portugal (e a respetiva queda de mercado do típico motociclo), tivemos de nos reinventar. Inspirados nos materiais e máquinas do negócio anterior, investimos em novas áreas de negócio – ciclismo e doméstico (lava-louças) –, que se suportam face às constantes oscilações do mercado.
Enfrentámos crises económicas e políticas, escassez e inflação de matéria-prima, além de conflitos internacionais, como a guerra na Ucrânia e mais recentemente no Médio Oriente, mas temos conseguido ultrapassar todas essas adversidades em conjunto com a dedicação da nossa equipa e da visão de negócio da administração.
No nosso caso, a pandemia de covid-19 foi uma época próspera em termos de negócio para o sector de ciclismo, pois as pessoas começaram a procurar mais vertentes de transporte sustentável e de desporto ao ar livre. Por outro lado, neste momento estamos a sentir esse crescimento abrupto a retroceder, com uma crise de mercado derivada de altos níveis de stock. Obviamente, estas são situações que afetam a nossa estrutura e negócio, mas acreditamos numa recuperação já na próxima época. E, nesse sentido, já estamos a trabalhar em novos produtos para oferecer ao mercado.
80%
Peso da exportação nas vendas anuais
Quais são as principais atividades e mercados atuais da empresa?
Atualmente, a RODI atua em dois diferentes sectores de atividade, através de unidades de negócio distintas.
A unidade de negócio RODI Cycling dedica-se à produção de componentes de ciclismo, nomeadamente aros e rodas para bicicletas em alumínio e carbono.
Por outro lado, a unidade de negócio RODI Home dedica-se à produção de lava-louças de cozinha e respetivos acessórios em diferentes materiais, nomeadamente aço inox e compósito. Numa perspetiva de crescimento desta área de negócio e de estender a presença da marca em diferentes áreas da casa para além da cozinha, adquirimos em 2023 a empresa portuguesa Restone, Lda., produtora de bases de duche e lavatórios para banho em compósito.
Ambos os sectores estão bem estabelecidos a nível nacional e, em especial, internacional, com a exportação a representar cerca de 80% das nossas vendas anuais. O mercado europeu é, sem dúvida, aquele onde temos maior presença, seguido dos mercados da América do Sul, Ásia e Norte de África.