EXPOgroup, a empresa que aposta nas suas pessoas
Nuno Ricardo, diretor-geral do EXPOgroup
O EXPOgroup nasceu em 2001, em Portugal, na sequência da fusão entre a RE/MAX Expo e a RE/MAX Eleven. Desde então tem reforçado a sua posição no mercado imobiliário nacional e internacional com uma forte aposta nas suas pessoas. Assume-se como uma “fábrica de líderes” e acredita que ao recrutar boas pessoas terá uma boa empresa
O EXPOgroup está presente em Portugal, Itália e Espanha… Que diferenças encontra na forma de gerir as equipas nestas diferentes geografias?
O EXPOgroup tem ao dia de hoje cerca de mil agentes nas 28 agências da RE/MAX, 14 em Portugal, uma em Espanha e 13 em Itália. De forma a implementar o mesmo ADN e know-how, devem-se respeitar as diferenças culturais do país/região, assim como os diferentes níveis de desenvolvimento em que se encontram. A nível europeu, Portugal tem o mais alto desempenho e reputação em trabalhar o mercado imobiliário. Dito isto, há já vários anos que é uma agência portuguesa na mediação imobiliária que teima em estar no topo da rede RE/MAX na Europa. Essa agência é a RE/MAX Expo, que pertence ao nosso grupo.
Dada a especificidade do negócio do EXPOgroup, quais os maiores desafios que enfrentam atualmente no âmbito da gestão de pessoas?
Somos uma empresa no ramo da mediação imobiliária, mas que, acima de tudo, é uma empresa que se preocupa com a prestação de serviços aos seus colaboradores. Esta é uma busca incessante e ilimitada, de querer prestar melhores e inovadores serviços às nossas pessoas, resultando, assim, que este seja o nosso maior desafio.
Como retêm os talentos e as boas equipas nos dias de hoje?
Aqui tivemos de ser disruptivos. Sentimos uma necessidade tremenda de ter uma nova visão para este negócio. É como se não fôssemos mais uma empresa de mediação imobiliária, mas sim uma firma de serviços que está focada em dar as melhores ferramentas e competências às nossas pessoas.
Detetámos uma lacuna na evolução de carreira na área do imobiliário. Dentro do EXPOgroup, o agente imobiliário sabe, a partir do primeiro dia, qual o plano de carreira que tem ao seu dispor. Quem entra para aqui quer ser dono do seu próprio negócio! Pode começar por ser inserido numa equipa com um gestor comercial, para ter um maior acompanhamento e formação inicial, ou por implementar a sua própria equipa, desenvolvendo-a pelas várias lojas existentes dentro do grupo, sejam elas nacionais ou internacionais. Desta forma, passará a ter o seu próprio negócio imobiliário dentro da nossa estrutura de serviços e logística. Transformamos pessoas que têm um negócio suportado apenas na sua produtividade, ou seja, a partir de um autoempregado para a construção e desenvolvimento de um negócio internacional ligado à mediação imobiliária. Desenvolvemos empreendedores para um negócio sustentável e profícuo.
Desenvolvemos empreendedores para um negócio sustentável e profícuo
Que atrativos deve ter uma empresa para manter as equipas consolidadas?
Começa pelos valores e cultura da organização. Por exemplo, para mim e para os meus sócios o lema é servir para liderar. O verbo servir e dar está na cultura desta empresa. É dar serviço personalizado e inovador às nossas pessoas é dar ferramentas e competências para serem os melhores profissionais na área da mediação imobiliária.
Desenvolvemos o ExpoKids, um departamento que faz várias atividades com os filhos dos nossos agentes, como explicações, visitas de estudo, acampamentos, etc. Isto não apenas nas férias curriculares, mas durante todo o ano. Apoiamos várias instituições de cariz social ao longo do ano, contando com o apoio generalizado de todos. É deste modo que temos conseguido atrair para o nosso projeto pessoas ligadas às mais diversas áreas profissionais, desde a banca à advocacia, engenharia e aviação civil.
O que é que uma boa gestão de recursos humanos pode fazer pelo negócio de uma empresa?
Já está gasto o discurso de que as pessoas são o bem mais valioso das empresas, porque na generalidade não tem passado disso mesmo, apenas palavras. É preciso passar à ação, conseguir provocar mudanças nas nossas pessoas, estimular a sua evolução pessoal e profissional, fazê-las sentir que este também é o seu projeto. Se pensarmos que no nosso sector os agentes não são nossos empregados, o que lhes permite mudar de empresa com relativa facilidade, torna-se imperativo uma liderança positiva, pelo reconhecimento, pela meritocracia e, sobretudo, pela proximidade, por estar presente nos momentos mais difíceis do dia a dia. Não há lugar para uma liderança à chefe, mas sim ao empowerment das nossas pessoas.
Já está gasto o discurso de que as pessoas são o bem mais valioso das empresas, porque na generalidade não tem passado disso mesmo, apenas palavras
Que tendências prevê o domínio da gestão de recursos humanos? Tendências para o capital humano versus capital tecnológico?
Desenvolvemos capacidades e competências das nossas pessoas para exercerem a liderança no seu trabalho. Acreditamos que, ao contrário de outros sectores, as pessoas não vão ser substituídas por tecnologia, mas vão ser substituídas por pessoas que usem/dominem tecnologia, um algoritmo, por mais inteligente que seja, simplesmente não conseguirá replicar as experiências, as aptidões nem o feeling do agente imobiliário. É um negócio de pessoas para pessoas.
No caso do EXPOgroup, quais são as vossas prioridades neste sector?
A profissionalização e regulamentação deste sector são, de facto, prioridades para toda esta atividade. Temos dado o nosso melhor contributo, contudo a maior parte das medidas a serem tomadas são da parte governativa. A mediação imobiliária deve ser um sector cada vez mais respeitado por todos. Dentro do EXPOgroup, fomentamos a partilha de conhecimento e de liderança. Somos uma fábrica de líderes e acreditamos que ao recrutar boas pessoas teremos uma boa empresa.