IMGA reforça posição de maior gestora independente em Portugal
Emanuel Silva, CEO da IMGA
Com uma equipa de mais de 35 profissionais com uma experiência, em média, superior a 20 anos na indústria da gestão de investimentos, a IMGA assume-se como a maior sociedade gestora independente em Portugal e uma referência na Península Ibérica
C omeçou a atividade em 1989, sendo uma das empresas pioneiras na gestão de fundos de investimento mobiliário em Portugal. Desde então, a conquista de mercado tem sido uma constante no percurso da IM Gestão de Ativos, Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo (IMGA).
Detida pelo Grupo CIMD, um dos maiores grupos independentes de consultoria, gestão de ativos e intermediação nos mercados financeiros e energéticos da Península Ibérica, a IMGA oferece soluções de investimento e reforma adequadas ao perfil de risco do investidor. Baseia essa oferta numa política de investimento criteriosa e disciplinada, orientada para a maximização do desempenho dos fundos nas diferentes classes de ativos e para diversos horizontes temporais, destacam os seus responsáveis.
Atualmente, a IMGA ocupa a segunda posição no ranking nacional de gestoras de fundos de investimento mobiliário, com uma quota de mercado de 21,5% e uma carteira de ativos de €3,9 mil milhões. Um portefólio de ativos composto por 28 fundos de investimento mobiliário colocados em mais de 170 mil clientes pelas diversas entidades comercializadoras dos fundos da sociedade, entre os quais o Millennium bcp, Activobank, Crédito Agrícola, EuroBic, Bison Bank, Banco Invest e Banco BIG.
Como salientam os responsáveis da empresa, o compromisso diário da IMGA passa por oferecer soluções de investimento de excelência e com a melhor rendibilidade face ao risco para os seus clientes, um posicionamento que tem sido reconhecido pela indústria ao longo dos anos, através dos diversos prémios e distinções conquistados.
Segundo Emanuel Silva, CEO da IMGA, o contínuo crescimento da sociedade assenta numa “equipa experiente e multidisciplinar e na constante procura das melhores soluções de investimento, permitindo garantir adequados níveis de retorno/risco”. Salienta ainda como fatores diferenciadores da sociedade “a sua independência, rigor e simplicidade, facilitando o processo contínuo de inovação e diversificação da sua oferta, tendo em conta a realidade de mercado a cada momento”.
Mais produtos e serviços
De olhos postos na modernização do seu sector de atividade e nas necessidades dos investidores, a IMGA tem procurado sempre ajustar a sua oferta à evolução dos mercados, e por isso continua a alargar a sua atividade quer em termos de produtos e serviços, quer na dispersão geográfica e em novos canais de distribuição.
Assim, no ano passado começou por reforçar a sua estrutura por forma a oferecer soluções alternativas de investimento, sob a forma de fundos de capital de risco, permitindo aproximar potenciais investidores da economia real, partilhando os respetivos riscos de negócio, mas também o potencial de crescimento que possam incorporar.
No âmbito das atividades desenvolvidas, o CEO da gestora destaca o significativo crescimento registado nos fundos de poupança reforma (PPR), segmento no qual a IMGA “está a trabalhar para disponibilizar muito brevemente novas soluções de investimento que pretendem ir ao encontro das atuais tendências de mercado”.
Em 2021, a empresa aumentou também os seus canais de distribuição, tendo passado de quatro para sete comercializadores dos seus fundos, e está em vias de concluir acordos com mais três instituições financeiras, assegurando uma significativa rede de representação em todo o território nacional. Tem vindo a realizar investimentos significativos em soluções digitais, que, segundo Emanuel Silva, permitirão disponibilizar futuramente plataformas integradas com os seus parceiros e distribuidores, reforçando o seu posicionamento como uma das maiores gestoras independentes da Península Ibérica.