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especial teletrabalho | casos de sucesso

Uma mudança de sucesso

O equilíbrio pessoal e profissional dos colaboradores foi uma prioridade

A consultora de negócios e tecnologia everis encontrou no distanciamento a união e proximidade que se deseja nas organizações





N o último ano, o contexto pandémico fez-nos viver uma realidade que nunca tínhamos equacionado, obrigando-nos a uma rápida adaptação. O teletrabalho mudou a rotina profissional de uma parte significativa da população e o distanciamento social condicionou fortemente as relações familiares e pessoais. Neste contexto, a prioridade para a everis Portugal, empresa do Grupo NTT DATA, foi, desde a primeira hora, promover a proximidade e o contacto regular de pessoas e equipas com o objetivo de preservar a cultura da companhia.

Liberdade responsável e trabalho assíncrono

A liberdade responsável é um dos valores da companhia. Estabelece que cada colaborador tem a liberdade para organizar a sua jornada, desde que se comprometa com as responsabilidades que assumiu perante a sua equipa e os seus clientes.

Para fazer face aos desafios de equilíbrio pessoal e profissional que o confinamento veio trazer, a empresa procurou promover um registo de trabalho assíncrono, privilegiando a comunicação assíncrona e evitando as desnecessárias e nas horas de descanso. Promoveu também, junto dos colaboradores, uma maior consciência da importância do planeamento da jornada de trabalho, da qualidade da comunicação e da boa preparação de reuniões, para as tornar mais curtas e eficazes.

Foco nos modelos híbridos

Por entender que a evolução individual e coletiva de uma organização beneficia da colaboração feita em modo presencial, a everis adotou modelos híbridos de trabalho sempre que as circunstâncias e as autoridades de saúde o permitiram. As instalações da empresa foram rapidamente adaptadas e certificadas, para poderem funcionar neste contexto, oferecendo a máxima segurança aos colaboradores. Os momentos de partilha e interação pessoal que decorreram ajudaram as equipas a estar mais próximas e contribuíram para a resolução de problemas com soluções que, de outra forma, levariam mais tempo a surgir.

Realizaram-se várias reuniões gerais em formato híbrido ao longo do ano

Iniciativas lúdicas e team buildings

Com as equipas a trabalhar a partir de casa, não surgem os momentos espontâneos de convívio informal, essenciais à criação do espírito de equipa e ao fortalecimento de relações pessoais. Para inverter esta tendência, a everis introduziu várias iniciativas de caráter lúdico, como a gamificação, para estimular o convívio e o espírito competitivo das equipas.

Houve sorteios temáticos e um calendário do advento no Natal, que ofereceu aos colaboradores a possibilidade de identificarem seis associações a quem a everis atribuiria um donativo, entre muitos prémios. Até foi organizada uma corrida virtual, que contou com dezenas de colaboradores a correr contra o tempo, em provas de 5, 10 e 20 quilómetros. Para além de ter contribuído para evitar o sedentarismo, a iniciativa ajudou a companhia a voltar à forma que a caracteriza.

As sessões de team building também se mantiveram, contribuindo para manter o espírito de equipa, mesmo em remoto, através de escape rooms ou outros jogos virtuais que originaram não só uma importante quebra na rotina, mas também o estabelecimento de contactos e relacionamentos entre colaboradores que habitualmente não se cruzam.

Novas ferramentas de trabalho

A transição do modelo presencial para remoto levou a everis a fazer um reforço das ferramentas disponibilizadas, como computadores portáteis, smartphones e placas de rede com internet ilimitada, que agora fazem parte do kit base de trabalho de todos. Desta forma aprofundou-se ainda mais a utilização de plataformas de trabalho colaborativo e de ferramentas de e-learning para efeitos de formação.

A empresa lançou, neste período, um programa de formação alargado, o Festival of Learning, composto por módulos técnicos e de soft skills, que permitiram transformar tempos de adversidade em oportunidades de evolução de competências, respeitando os tempos de cada um.

Proximidade com o CEO

Mantendo a prática de porta aberta que sempre caracterizou a everis, promovendo um contacto próximo e permanente entre todos, foram adaptadas ao formato virtual as reuniões abertas, sem agenda e com grupos de 15 a 20 pessoas, em que o responsável máximo da companhia em Portugal contacta com todos os colaboradores, incentivando, assim, o esclarecimento de dúvidas e a apresentação de sugestões de forma descontraída e próxima. Até hoje já foram realizadas mais de 50 Connect with the CEO, com Tiago Barroso, o CEO da everis Portugal.

Alargamento de benefícios

Os benefícios relacionados com o bem-estar dos colaboradores também foram reforçados. A companhia já tinha a decorrer um programa de well-being, que foi não só adaptado ao formato remoto, mas também fortalecido e atualizado ao longo dos últimos meses, com consultas de psicologia, aulas de treino de grupo e meditação, sessões de ergonomia e de alongamentos e descontos, entre outros. Foi ainda alargada a cobertura do seguro de saúde, que é extensível ao agregado familiar, e lançado um programa que promove um maior equilíbrio pessoal e profissional ao dar acesso aos colaboradores a apoio profissional jurídico, fiscal, psicossocial e de psicologia, que é extensível aos agregados familiares.

Reforço da comunicação interna

Em contexto de teletrabalho, sem o contacto próximo e pessoal que caracteriza o trabalho presencial, o esforço de comunicação interna ganhou outro significado e ainda mais relevância. Nesse sentido, a companhia introduziu uma aplicação móvel para os colaboradores terem acesso às informações mais relevantes sobre a empresa e as orientações a seguir em contexto de pandemia. A somar a isso, aumentou a regularidade das comunicações internas e foram introduzidos novos formatos de eventos híbridos e digitais, para assegurar a partilha coletiva de resultados e informações. Mantiveram-se as celebrações de aniversário e de nascimento dos everis babies, com a entrega de uma lembrança em casa dos colaboradores.

Novos processos de recrutamento e onboarding

Também os processos de recrutamento e onboarding foram revistos à luz do novo contexto, tendo a everis procurado oferecer aos seus novos e potenciais colaboradores a habitual experiência de contacto e envolvimento com a cultura da companhia e as suas pessoas, em modo virtual. Para oferecer a melhor experiência aos candidatos e novos colaboradores da everis em Portugal foram ainda criados novos conteúdos, momentos de interação e repositórios de informação.