Zome, a rede imobiliária que quer revolucionar o sector
equipa zome
A Zome entrou no mercado em abril de 2019 e desde então tem conquistado o seu espaço no sector da mediação imobiliária. Mesmo com a pandemia, continuou a inovar
O sector imobiliário é o core business da jovem Zome, uma empresa de mediação imobiliária 100% nacional, criada no ano passado por um grupo de profissionais, que decidiu colocar a sua experiência profissional de vários anos no sector imobiliário ao serviço de um projeto próprio e focado em garantir a melhor experiência imobiliária do mercado ao cliente. Assim nasceu a Zome, que arrancou com mais de quatro mil imóveis, a maior parte dos quais do segmento médio e médio/alto, a nível nacional.
E apesar de estar no mercado nacional há pouco mais de um ano, neste momento colaboram com a Zome cerca de 1200 pessoas, distribuídas por 21 hubs imobiliários em Portugal e Espanha: Braga, Famalicão, Guimarães, Porto (CEC e Damião de Góis), Coimbra, Figueira da Foz, Leiria, Marinha Grande, Abóboda, Cascais, Oeiras, Odivelas, Lisboa (Restelo, Campo Pequeno, Lumiar e Amoreiras), Almada, Portimão, Madrid e Málaga. Uma rede que a coloca já como a maior marca portuguesa de redes de mediação imobiliária, asseguram os seus responsáveis, e que a elegeu, logo no primeiro ano, como a 7.ª melhor empresa para trabalhar em Portugal, 1.ª no sector imobiliário, pela EXAME/Everis/AESE.
Inovação e pandemia
Este ano, e apesar da pandemia, a empresa continuou a crescer em termos de número de hubs – “aliás, abrimos oito novos hubs” –, no número de consultores e, “ainda mais importante, em produtividade, com um aumento de cerca de 18% da produtividade global quando comparamos os cinco meses antes do início da pandemia e os cinco meses após”, explicam os responsáveis da Zome. Como frisa Patrícia Santos, CEO da empresa, “o nosso maior foco é a produtividade dos nossos consultores. Não queremos ser reconhecidos como a empresa com mais unidades de negócio abertas ou maior número de consultores, mas sim como a rede com consultores mais produtivos nos mercados onde operamos”.
Já este ano a empresa lançou uma forma inovadora de comprar casa, o Zome NOW (www.zome.pt), uma plataforma que garante uma experiência imobiliária totalmente online, ou seja, que permite ao cliente fazer a reserva da casa diretamente no site da empresa. É um serviço de compra e reserva online de imóveis com processos simples e rápidos que estava a ser desenvolvido há vários meses, mas que devido à pandemia acabou por ter o lançamento antecipado, de forma a garantir que os negócios imobiliários continuam a realizar-se. A ferramenta está a desenvolver novas funcionalidades, como a interação, envio e devolução de documentos, que decorre numa área de acesso privado dos clientes. A tecnologia é um dos pontos base da estratégia da Zome, que aposta fortemente na inteligência artificial e big data, incorporando-as no seu sistema de trabalho, sem nunca esquecer a relação interpessoal com os seus clientes.
As ambições da Zome são maiores que as fronteiras nacionais, já que a empresa quer “conquistar” Espanha, e num futuro muito próximo expandir-se para o resto da Europa e, seguidamente, a América Latina. Uma estratégia empresarial consentânea com a abordagem que espelham na sua apresentação institucional: “Uma rede de natureza internacional com raízes fortes na Península Ibérica e em expansão rápida para vários outros pontos do planeta.”