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especial PME | casos de sucesso

Somos uma empresa que analisa o presente e pensa no futuro

Hélder Pinto, CEO do Grupo Atlantic

Presente em mais de 25 países, o Grupo Atlantic Spare Parts continua a internacionalizar-se e a criar novas parcerias. Apesar da pandemia, tem conseguido manter os objetivos estabelecidos no início do ano em termos de faturação e conquista de mercados



O Atlantic Spare Parts é um grupo especializado no fornecimento de peças sobresselentes para motores a diesel e gás criado há 14 anos. Hoje, os seus clientes estão localizados principalmente nas Américas do Sul e Central, com os mercados marítimo e offshore a representarem cerca de 60% do volume de faturação. Os restantes 40% são na área da energia (elétricas e biogás).

Contudo, a vontade de crescer é constante e neste momento o grupo está numa fase de conquista e crescimento noutros mercados. Atualmente emprega diretamente 40 colaboradores, espalhados pelo mundo e de várias nacionalidades. “Orgulhamo-nos de trabalhar com pessoas competentes, focadas no sucesso comum da empresa, e especializadas nas mais diversas áreas: engenharia, marketing, comercial, logística, e não só. Somos uma empresa moderna, versátil e diferente, contratando também pessoas que queiram crescer connosco, apostamos no valor humano e adotamos uma política de diversidade de profissionais. Ou seja, nem todos os trabalhadores são especializados, o que precisam é de ter o perfil correto para trabalhar no Grupo Atlantic, onde o conhecimento, a experiência e o crescimento profissional se adquirem”, frisou Hélder Pinto, um dos fundadores e CEO da empresa.

Um percurso familiar

O Grupo Atlantic nasceu em 2006, pelas mãos dos irmãos Hélder e Nicolas Pinto. Era um projeto antigo, e o facto de já terem uma vasta experiência na área naval ajudou à concretização deste objetivo. “Pretendíamos ser uma empresa reconhecida na área naval e valorizada nacionalmente, sendo que o ponto forte seria a qualidade do nosso serviço”, refere o fundador da Atlantic. “Ainda recordo que tudo se iniciou com um PC, uma impressora e um fax, numa pequena divisão da casa onde fomos criados. Acreditamos nos nossos valores, sabemos que temos qualidade e, apesar de estarmos no início de um caminho, já contamos com um edifício próprio, com escritórios e armazém com cerca de 5200 m², sendo que atualmente o nosso volume de vendas atinge milhões por ano. Hoje, 14 anos volvidos, orgulhamo-nos de ser uma multinacional com sede em Palmela, Portugal, e com escritórios e armazéns espalhados pelo mundo, como na Suíça, no Brasil, no Chile, nas Honduras e no México”, afirma o gestor.

Exportação e inovação prevalecem

Nos dias que correm, o maior volume de negócio do Grupo Atlantic está centrado, sobretudo, na exportação, fruto da dimensão internacional que atingiu. Uma dimensão que não impede a empresa de continuar o seu trabalho de procurar distinguir-se da concorrência. “Somos uma empresa que analisa o presente e que pensa no futuro. Desde a nossa resposta, a nossa embalagem, o atendimento pós-venda, a capacidade de stockagem, tudo isto são fatores que queremos melhorar continuamente para que possamos elaborar metas, ultrapassá-las e melhorá-las cada vez mais”, assegura Hélder Pinto.

Para 2021, o grupo quer continuar a crescer e a desenvolver novas áreas de mercado, criar novas parcerias com fabricantes, por exemplo, e alcançar mercados que ainda não foi possível abranger. Apesar do otimismo, os responsáveis do grupo lembram alguns dos desafios que terão de enfrentar, entre eles a fidelização do próprio cliente, cada vez mais exigente na capacidade de resposta e no compromisso da própria empresa. Por isso preocupam-se em ter profissionais especializados e dedicados no contacto personalizado com todos os clientes, de forma a que haja um acompanhamento durante todo o processo de concretização do negócio.