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especial PME | entrevista

Axpo quer ajudar as PME a serem mais eficientes, sustentáveis e competitivas

Diego Gomez, Regional Manager da AXPO Portugal

O Grupo Axpo produz, distribui e vende energia em mais de 30 países europeus. Portugal é uma aposta estratégica para o grupo e quer ajudar as PME a serem mais eficientes, sustentáveis e competitivas



A Axpo afirma-se como o parceiro integral das PME na transformação energética dos seus negócios. De que forma? Que mais-valia podem as soluções AXPO aportar às empresas nacionais?

A nossa especialização em soluções energéticas para empresas converte a Axpo num poderoso aliado de negócio, ajudando as PME a tornarem-se mais eficientes, sustentáveis e competitivas. Temos uma grande diversidade de produtos, que cobrem as diferentes necessidades dos clientes, e uma elevada flexibilidade na duração dos contratos. Somos um taylor made no sector energético, com soluções à medida de cada negócio. O nosso conhecimento do mercado e experiência acumulada com grandes empresas faz com que a Axpo não venda apenas energia, mas sim uma estratégia de compra de energia, que permite ao cliente contratar a melhor solução e beneficiar ou mitigar-se dos efeitos macroeconómicos.

Sendo uma empresa ibérica, quais as vossas apostas para o mercado português em concreto?

A Axpo é um dos principais players no fornecimento de energia no segmento industrial, com uma quota de mercado que já supera a homóloga espanhola, o que revela um crescimento significativo e traduz a nossa aposta no país.

Portugal sempre foi um mercado estratégico e temos planos ambiciosos de crescimento ao nível de novos produtos, mas também na celebração de novos PPA (contratos de compra de energia). De facto, fomos pioneiros ao celebrar o primeiro PPA a longo prazo no nosso país, sem qualquer tipo de ajudas públicas, e estão previstas as assinaturas de novos PPA até ao final deste ano. Atualmente, temos 88,6 MW de potência instalada, o que nos posiciona como o segundo agente vendedor independente de energia no mercado português.

A confirmar também a nossa aposta e estratégia de diversificação no mercado nacional, em 2018 a Axpo adquiriu a Goldenergy (terceiro maior comercializador de energia no nosso país).

Quais as metas da Axpo para o próximo ano em termos do mercado ibérico?

A Axpo está sempre a renovar-se e no próximo ano vamos criar um novo portefólio de produtos adaptados ao sector industrial e às necessidades dos nossos clientes. Um valor muito importante no nosso modelo de negócio é a inovação, pelo que o portefólio abrange todo o tipo de produtos e soluções acompanhados de um serviço de assessoria contínuo. Em termos de serviços, destacamos as soluções de produção fotovoltaica, projetos chave-na-mão, entre outros.

Quais os pilares que sustentam o modelo de negócio da Axpo?

Os pilares do modelo de negócio da Axpo assentam em quatro eixos: sustentabilidade, inovação, confiança e transparência. Na Axpo impusemos um modelo de negócio mais disruptivo do que se pratica no mercado. Sem qualquer pretensão, queremos dotar o cliente de toda a informação para que possa fazer uma escolha racional na contratação de energia, ao mesmo tempo que promovemos a utilização de energia 100% renovável. Este modelo tem-se revelado muito eficaz, sendo que temos uma taxa de fidelização de 95%, o que revela a confiança e proximidade que os nossos clientes têm com a empresa. No âmbito da sua responsabilidade social, a Axpo colabora há alguns anos com a Quercus no projeto Uma Árvore pela Floresta, que visa a reflorestação de Portugal. Graças a este projeto já conseguimos plantar mais de cinco mil árvores. É uma ação que nos deixa muito orgulhosos.