A revolução alcalina da Água Monchique
Vítor Hugo Gonçalves, CEO Água Monchique
A empresa aposta no uso de energia renovável e na produção e utilização de embalagens mais sustentáveis e amigas do ambiente
E m quatro anos, a Sociedade da Água de Monchique operou uma verdadeira revolução, alicerçada na transição digital, evolução tecnológica das linhas de engarrafamento, rebranding da marca e alargamento da gama. Mas também numa verdadeira política de sustentabilidade ambiental e social. Esta revolução alcalina foi essencial para o crescimento de dois dígitos do volume de negócios e para a empresa alcançar rapidamente o segundo lugar no mercado das águas minerais em Portugal.
Reconhecida pelo seu pH único, de 9,5, a Água Monchique tem-se distinguido recentemente pelas soluções que tem vindo a disponibilizar ao mercado. Com o lançamento do primeiro Spray Água Termal Alcalina, entra agora numa nova área, a dermocosmética. Responsável pelo lançamento da primeira garrafa 100% reciclada, a Monchique Sport 100% ECO, ou pela inovadora embalagem familiar de 10 litros, o ECOPACK Monchique, a empresa está comprometida com o desenvolvimento de novas formas e matérias-primas para a produção e utilização de embalagens mais sustentáveis e amigas do ambiente.
Sustentabilidade no ADN
É nesta busca constante pela diminuição do impacto da sua atividade nos recursos do planeta que se integra o projeto pioneiro The Good Bottle. Desenvolvido em parceria com a Fundação Mirpuri e a Universidade do Minho, esta nova embalagem, 100% biodegradável, poderá abrir caminho a uma profunda transformação na indústria mundial. A sua apresentação deverá acontecer no último trimestre de 2023.
A redução do consumo de PET em toda a cadeia de produção é uma constante. Os exemplos são diversos, da incorporação de 30% de PET reciclado nas garrafas da Água Monchique, cumprindo, desde 2020, os objetivos europeus delineados para 2030, à eliminação do consumo de plástico retrátil na tara de cinco litros, que possibilita poupar cerca de 25 toneladas/ano de PET, ou a redução em mais de 16% do peso do plástico do garrafão de 5 l, que permite poupanças de 150 toneladas de PET/ano. A reintrodução no mercado da tara de vidro é outra das soluções sustentáveis que a empresa tem vindo a desenvolver e a implementar, tal como o consumo exclusivo de energia proveniente de fontes renováveis na unidade industrial e a capacidade de geração de energia fotovoltaica para autoconsumo na ordem dos 15%.
Referência no mercado
Para além da preocupação com a sustentabilidade, a Água Monchique distingue-se pela forma de atuar e estar no mercado. “As relações de confiança e proximidade e o respeito pelos compromissos assumidos com os colaboradores, comunidade e meio ambiente são fatores essenciais de uma mudança que contribuiu para transformar a marca numa referência do mercado”, explica Vítor Hugo Gonçalves, CEO da empresa. Destaca também o packaging como “uma combinação de inovação, sustentabilidade, elegância e sofisticação” e a unicidade da Água Monchique. “Temos a sorte de trabalhar com um produto com características únicas, cuja qualidade foi distinguida com inúmeros prémios nos últimos anos”, acrescenta o responsável, destacando os atribuídos em 2022 pelo Monde Selection de La Qualité e pelo International Taste Institute, a par da renovação da distinção Produto do Ano – Inovação Premiada pelos Consumidores. “Temos um grande orgulho em ser Água Monchique e poder desenvolver esta água única em Portugal e no mundo”, diz ainda Vítor Hugo Gonçalves.