Cinco formas de tornar o local de trabalho híbrido mais seguro
As organizações devem tomar medidas para lidar com o risco de segurança resultante da mudança da sua força de trabalho para o trabalho remoto, tendência que cresceu recentemente, por influência da pandemia causada pelo novo coronavírus
A pandemia global destruiu as regras. Em todos os países do mundo houve uma mudança sem precedentes para o trabalho remoto. Embora a maioria das organizações tivesse políticas de segurança implementadas para o escritório e trabalho remoto, não estava pronta para uma mudança tão rápida e de tão grandes dimensões. Por isso é natural que os ataques de e-mail de pishing tivessem crescido mais de 600%, por exemplo. Com a ascensão do trabalho híbrido, em que as pessoas trabalham no escritório e em casa, cresceram as preocupações com os riscos de segurança. O maior deles resulta do aumento do número de terminais devido à mudança de muitas pessoas para o trabalho remoto. São hoje os PC, laptops, smartphones, ambientes virtuais, servidores e, talvez de forma surpreendente para muitos, as impressoras. Mais terminais significa maior vulnerabilidade, uma tentação muito grande para os hackers ignorarem.
Por isso os funcionários remotos precisam de saber que existem e conhecer as formas como os cibercriminosos podem invadir e atacar os seus sistemas domésticos. É uma batalha que já se iniciou e vai manter-se, já que o erro humano causa 90% das violações de dados. Implica que cada empresa se certifique de que todos os dispositivos estão protegidos com o mesmo nível de segurança, quer em casa dos seus funcionários, quer no escritório. Para que isso aconteça é necessária uma combinação poderosa de hardware, software e serviços para ajudar a detetar, proteger e recuperar de ataques.
Use dispositivos com segurança incorporada
Uma cadeia de segurança é tão forte quanto o seu elo mais fraco. Se os membros de uma equipa usam equipamentos de consumo, é provável que a sua segurança também o seja. Isso pode significar que um documento importante pode ser deixado numa impressora doméstica, por não haver proteção por PIN. Ou que um malware recebido por e-mail seja descarregado por um dos membros da equipa, de forma distraída, no meio das muitas tarefas que tem de executar. Para se compreender a abrangência dos riscos de segurança, basta lembrar a rapidez com que a definição das impressoras mudou de “dispositivo que imprime documentos” para “impressora/scanner multifuncional em rede, com sistema operacional, nuvem e capacidade de armazenamento local, e acesso móvel”.
O crescimento dos riscos de segurança exige uma abordagem mais inteligente para proteger dispositivos, documentos e dados. E a segurança de nível empresarial é mais eficaz para a gestão de uma coleção de terminais. Permite a gestão remota, a partir de um hub central, e configurar a proteção conforme for necessário para dispositivos relevantes.
Conte os seus terminais para saber quais são as ameaças
Sabe quantos dispositivos têm acesso aos seus dados? Já pensou no que significa ter todas as impressoras conectadas à rede? Para se ter em conta todos os riscos ocultos devido a haver gente a trabalhar a partir de qualquer lugar, é preciso incluir os assistentes digitais controlados por voz, relógios, sensores conectados à rede no seu carro e um número incontável de outros dispositivos. Identificar terminais passou a ser mais complicado com o crescimento do trabalho remoto. Mas é uma etapa crítica em direção ao trabalho híbrido seguro. Garantir que estão seguros é a melhor defesa das empresas contra um número crescente de ameaças. Quer lide com a HP diretamente ou através de um dos parceiros, a empresa oferece ferramentas de avaliação que podem identificar terminais. É preciso escolher os seguros.
Maximize a segurança em todos os seus terminais
Os trabalhadores híbridos querem trabalhar em qualquer lugar e permanecer produtivos. Isso significa imprimir documentos confidenciais em casa e maximizar a segurança em ambientes públicos. Os PC HP Elite são desenvolvidos com recursos de segurança reforçados por hardware e camadas de proteção em todo o sistema operacional, para prevenir ameaças de forma proativa e recuperar rapidamente em caso de haver violações. No escritório, as impressoras HP Enterprise podem detetar e autocorrigir malware. Além disso, integram o único firmware atualizável do sector. Novos recursos de segurança podem ser adicionados ao longo do tempo.
Esqueça a fortaleza
A fortaleza de uma empresa costumava incluir as paredes físicas do seu escritório e um firewall poderoso para proteger a rede. Mas hoje isso não é tão simples. Com o trabalho híbrido, as empresas precisam de construir novas defesas digitais para proteger os seus colaboradores onde quer que estejam. Isso pode significar a mudança para um fluxo de trabalho com digitalização segura de documentos impressos e a atribuição de níveis de segurança determinados pela aprendizagem das máquinas. E também o armazenamento numa nuvem pública segura, provavelmente em várias nuvens, para garantir a continuidade dos negócios e a recuperação de dados. As empresas precisam, hoje, de fortalecer a segurança dos seus terminais remotos e implantar um hardware novo, desenvolvido com o trabalhador híbrido em mente. Isso significa que precisam de considerar a adoção de autenticação multifator baseada em contexto adaptativo, para garantir que os escritórios onde os seus colaboradores trabalham, seja em casa ou noutro lugar qualquer fora da empresa, sejam protegidos.
Adote uma política de confiança zero
A etapa final inclui a adoção de uma política de confiança zero. No ambiente de trabalho de hoje existem ameaças em todos os lugares, dentro e fora dos limites das redes das empresas. Por isso, e tal como os profissionais de segurança gostam de salientar: “Nunca confie, verifique sempre.” Isto significa controlar os acessos dos usuários, operando como se já tivesse ocorrido uma violação de dados ou isso seja inevitável.
A verificação estrita é sempre necessária e o acesso com privilégios mínimos é aplicado a cada decisão de acesso. Um usuário tenta aceder com credenciais legítimas, com um dispositivo não autorizado? Negado. Se qualquer indício de ameaça for detetado, o acesso aos aplicativos será interrompido. Para que uma estratégia de confiança zero funcione, todos os usuários e dispositivos devem ser autenticados. Depois, a confiança é estendida, mas apenas para um aplicativo específico, minimizando assim a exposição a partes confidenciais da rede.
Mantenha a sua empresa segura
A HP disponibiliza os PC e impressoras mais seguros do mundo e uma nova oferta de serviços, o HP Wolf Security, os quais, através de uma estratégia de segurança de defesa profunda, em várias camadas, ajudam a detetar, proteger e recuperar de ataques os PC e impressoras de empresas e consumidores, mesmo os de outras marcas. Utilizando IA da próxima geração, o HP Sure Sense Pro4 protege de ataques nunca antes vistos, mesmo os de Dia Zero que os antivírus tradicionais não conseguem deter. O HP Sure Click Pro3 abre ficheiros, aplicações e páginas Web em micromáquinas virtuais. Deste modo, mesmo que um deles contenha malware, fica confinado e os terminais e os dados do utilizador permanecem protegidos.
O HP Wolf Pro Security for Print utiliza proteção contínua baseada em hardware para manter a segurança dos terminais e a produtividade dos utilizadores. Oferece as impressoras mais seguras e resilientes do mundo, com camadas de defesa distintas para proteger, detetar e recuperar automaticamente.